O primeiro de dez encontros do ‘Trabalhando Juntos’, realizado na noite de quarta-feira, dia 13, demonstrou o grau de importância de seu objetivo para jovens e adolescentes de Santa Rosa do Sul.
O programa desenvolvido numa parceria entre governo municipal, MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, MP, Ministério Público, e CIEE, Centro de Integração Empresa Escola, vai promover orientações a respeito dos primeiros passos no mercado de trabalho, além de direcionar vagas de estágio aos participantes.
Os participantes da primeira turma do programa Trabalhando Juntos compareceram em peso no auditório da prefeitura nesta quarta-feira para o encontro inicial. Cada um dos 23 jovens e adolescentes inscritos esteve acompanhado de um responsável, para que fossem informados da dinâmica das atividades a serem desenvolvidas.
“A gente sabe que nesse momento da vida é essencial ter um direcionamento, uma orientação de como buscar e como enfrentar os desafios da primeira experiência profissional. É um caminho totalmente novo e cheio de incertezas, que assusta qualquer jovem ou adolescente.
Esse programa é uma grande oportunidade e é gratificante ver que todos os inscritos estão aqui presentes”, destacou o prefeito Almides Roberg da Rosa, que esteve presente na aula de abertura do Trabalhando Juntos.
Além do prefeito, o vice-prefeito Pedro D’Ávila, o presidente do Legislativo, Juarez Lopes da Silva, a secretária de Educação, Cleonice D’avila da Cunha Pereira, o secretário Geral de Governo, Edson de Oliveira Borba e a coordenadora do CRAS, Cleonice Bitencourt Cabral, também participaram da abertura do primeiro encontro.
“Devido ao espaço, tivemos que limitar os participantes neste grupo inicial, mas já temos inscritos para uma segunda turma e pretendemos dar continuidade ao programa, que deve contribuir muito para a vida profissional destes jovens e adolescentes”, informa a coordenadora do CRAS, Cleonice Cabral.
Através do programa Trabalhando Juntos, os participantes receberão orientações a respeito de temas como marketing pessoal, elaboração de currículo, comportamento durante entrevistas de emprego. Através do CIEE, contatos com empresas poderão resultar em estágios no formato Jovem Aprendiz, proporcionando uma primeira experiência profissional.
Além das orientações, os jovens e adolescentes receberão material didático e terão transporte e alimentação gratuitos.