A emoção predominou na manhã de sexta-feira, dia 18, durante o evento que homenageou os quatro funcionários mais longevos em atividade no Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Cada um deles recebeu uma placa e medalha alusiva, além de ter seu histórico profissional divulgado, conceder entrevistas e posar para fotos. O grupo foi efusivamente aplaudido pelo público.
Entre os convidados, destaque para nomes como do ex-prefeito Gercino Pasquali, que governou Araranguá entre 1970 e 1973 Na época, ele investiu fortemente no Samae, inclusive viabilizando água tratada para Balneário Arroio do Silva, quando o atual município ainda pertencia ao mapa geográfico de Araranguá. Também presente ao ato, o ex-prefeito municipal Antônio Eduardo Ghizzo. Ele administrou a cidade entre 1989 e 1992 desenvolvendo uma filosofia empreendedora, além de ter dirigido o Samae.
Anfitrião do encontro, o diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa, Jairinho, agradeceu a presença dos colaboradores, familiares, imprensa e autoridades. Também destacou que, desde o início desta gestão, a prioridade é a humanização das ações: ‘Evidentemente que mantemos atenção com a execução dos serviços, manutenção e ampliação da estrutura. Neste contexto intensificamos a maior valorização dos servidores, a oferta de ferramentas que possibilitem o constante aperfeiçoamento profissional, o incentivo a participação ativa no processo, o que ocorre por meio da apresentação de ideias e envolvimento na rotina de trabalho.
Ele ponderou que, os quatro homenageados representam o quadro de servidores do Samae, abrangendo aqueles que estão em atividade e aqueles que no passado também se dedicaram para bem servir a população, agregando esforços para que a autarquia conquistasse solidez e respeito.
Na solenidade de honra ao mérito aos trabalhadores, o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa homenageou o mecânico de hidrômetro, Edson da Silva, ‘Nenê, que trabalha no Samae há quase 48 anos. Já o ex-prefeito municipal e ex-diretor da autarquia, Antônio Eduardo Ghizzo, ‘Dau’ teve a incumbência de entregar placa e medalha ao operador de ETA, Estação de Tratamento de Água, Felipe João Fernandes, que é servidor do Samae há mais de 43 anos. Por sua vez, o vice-prefeito de Araranguá, Cristiano da Silva Costa, ‘Tano’ concedeu homenagem para o operador de ETA, José Ireno Pereira, que ingressou na autarquia em 1º de junho de 1980. E, o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Arcenego Anastácio entregou a distinção profissional para o chefe de contabilidade, Vanoir da Silva Canto, que há 38 anos e meio trabalha no Samae.