Rolando Christian Coelho, 09/08/2021
Boeira volta a falar em disputar o governo
Ex-deputado federal Jorge Boeira (PP) voltou a falar em disputar o Governo do Estado. Em 2018 esse assunto já havia vindo a pauta, mas o Progressistas preferiu manifestar apoio a candidatura de Gelson Merísio, que concorreu ao governo do PSD, o que selou uma reciproca que garantiu a eleição de Esperidião Amin (PP) ao Senado Federal. As supostas rusgas naquele momento teriam feito Boeira desistir de disputar a reeleição à Câmara Federal.
Como em política o passado é um sopro, Boeira voltou a se dispor a disputar o governo catarinense. Ressalta que esta é sua prioridade, mas não descarta uma disputa como candidato a vice-governador ou senador. Em princípio, a prioridade é estar na majoritária.
Interessante observar que muito recentemente lideranças do PSB afirmaram que Jorge Boeira iria se filiar ao partido para disputar o governo pela legenda.
O ex-deputado preferiu não se manifestar sobre este tema na ocasião, surgindo, agora, como candidato majoritário por sua atual legenda.
Sempre é bom lembrar que o Progressistas já conta com a candidatura prévia, ao governo, do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, como também com a eterna candidatura governamental de Esperidião Amin.
No que diz respeito a Boeira, vale ressaltar que, caso ele dispute a majoritária, o Progressista abre espaço para uma candidatura a deputado federal no Sul do Estado, a ser ocupada por outra liderança do partido.
Candidatura majoritária de Boeira abre espaço a um federal
Dentre os nomes que poderão disputar a Câmara Federal pelo Progressistas do Sul do Estado, caso Jorge Boeira dispute a eleição majoritária, está o deputado estadual José Milton Scheffer. Hoje ele é o nome mais preparado do partido para um embate desta magnitude, tal qual o próprio Boeira, por sua aproximação umbilical com o Governo do Estado.
Vale ressaltar que o ex-deputado estadual Valmir Comim (PP) também pretende voltar ao cenário político eleitoral ano que vem, e já se dispôs a ocupar o espaço que está prioritariamente reservado para Jorge Boeira.
Boeira precisa aparar arestas dentro de seu partido
A candidatura majoritária de Jorge Boeira pelo Progressistas não é impossível de ser viabilizada, mas ela se torna mais realista se o foco for a vice-governadoria, ou o Senado Federal, isto dependendo de que rumo o partido tomar.
Quanto mais reais forem as chances de eleição, mas difícil será viabilizar o projeto, por conta das pretensões internas já existentes na legenda, como também por conta de arestas restantes de 2018, ocasião em que Boeira não disputou a reeleição a Câmara Federal, e também não manifestou apoio a outro candidato a federal do Progressistas.
Como fruto disto, restaram muitas mágoas em lideranças progressistas do Sul do Estado, base política de Boeira.
Bolsonaro empolgou militância em Santa Catarina
Motociata promovida pelo presidente Jair Bolsonaro, no sábado, em Florianópolis, teve a participação de diversos simpatizantes seus, aqui de nossa região. Não faltaram fotografias do evento nas redes sociais, que teve a participação, também, do empresário Luciano Hang, dono da Havan, em meio aos motociclistas.
Candidato natural à reeleição, Bolsonaro aproveitou o ensejo para defender sua política governamental, e, principalmente, criticar as pesquisas eleitorais que o colocam na segunda colocação da corrida sucessória, com metade das intenções de voto do ex-presidente Lula da Silva (PT).
Desprezo com Anita Garibaldi é vergonhoso na região
Nada menos do que 160 eventos oficiais estão marcados em Santa Catarina, através do Governo do Estado, prefeituras ou entidades, para comemorar os 200 anos de nascimento da heroína catarinense Anita Garibaldi, neste mês de agosto. Nenhum deles, no entanto, é em nossa região.
Uma vergonha, especialmente para os setores de cultura de nossas prefeituras, que invariavelmente não poupam esforços para referenciar coelhos de Páscoa, papais-noéis, e nos últimos tempos o tal do halloween.
O desprezo de nossa história em muito explica o avanço frenético desta bobajada que vemos nas TVs, ou que ouvidos enquanto música nas rádios, hoje em dia. Uma lástima.