Rolando Christian Coelho | Boeira tem até dia 15 para se filiar ao PSB

Boeira, ao centro, está negociando com a cúpula nacional e estadual do PSB seu ingresso no partido

Rolando Christian Coelho, 26/11/2021

Boeira tem até dia 15 para se filiar ao PSB

Frente de esquerda, que há meses tem se reunido em Santa Catarina para discutir as eleições do ano que vem, começou a se convencer da viabilidade eleitoral, de um projeto para disputar o Governo do Estado, tendo como candidato a governador o ex-deputado federal Jorge Boeira.

O ex-parlamentar, que atualmente está filiado ao Progressistas, já foi deputado pelo PT, e mesmo já estando filiado a seu atual partido nunca escondeu opiniões identificadas com o pensamento da esquerda. Por conta disto, foi convidado pela cúpula do PSB estadual e nacional para se filiar a legenda, com o objetivo de disputar o governo catarinense.

Boeira tentou emplacar o mesmo projeto pelo Progressistas, mas muito mais por ética do que por convencimento próprio. O partido, num primeiro momento, se mostra muito próximo do governador Carlos Moisés da Silva, e a tendência natural é de apoiar seu projeto de reeleição.

Há, ainda, a possibilidade de a legenda fazer uma dobradinha com o PL do senador Jorginho Mello, indicando seu candidato a vice, ou bancar uma candidatura própria ao governo, através do senador Esperidião Amin. Isto, no entanto, estaria condicionado à filiação do presidente Jair Bolsonaro à legenda.

O fato é que o Progressistas parece ter mil planos, mas nenhum deles converge para o apoio ao projeto de Jorge Boeira. Justamente por conta disto é que a migração para o PSB parece irremediável.

O partido, no entanto, quer uma posição rápida de Boeira. Em princípio, estipulou até o próximo dia 15 a data limite para que o ex-parlamentar migre para a legenda, construindo, a partir dai, seu projeto ao governo.

Boeira pode contar com objeções no PT e PDT

A intenção do PSB é construir uma aliança em torno de Jorge Boeira que reúna, também, PT, PDT, PCdoB, Psol e Rede. Em princípio, o PT tem como pré-candidato ao governo o ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado federal Décio Lima.

Já o PDT mantém a mesma condição em relação ao nome do ex-prefeito de Lages, e ex-deputado federal Fernando Coruja. O grande desafio é fazer com que todos convirjam para o nome de Boeira.

A filiação dele ao PSB até o próximo dia 15 seria a primeira etapa a ser queimada, na busca da construção deste projeto, que, por óbvio, intenciona dar uma cara mais leve a uma candidatura de esquerda no Estado diante do pleito do ano que vem.

Plano B da esquerda seria união com o MDB

O grupo de esquerda que, num primeiro momento quer apostar em um dos seus para disputar o governo, também tem discutido a possibilidade de levar esta possível coligação, inteira, para junto do MDB.

Basicamente, PSB, PT, PDT, PCdoB, Psol e Rede se aliariam ao MDB para bancar um projeto ao governo. O MDB catarinense, por sua vez, assumiria o compromisso de apoiar a candidatura do ex-presidente Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Trata-se de uma equação complexa de ser resolvida, já que o MDB do Norte do Estado, e em boa parte do Oeste, nutre muita simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro. Se a esquerda e o MDB se unissem em Santa Catarina, fatalmente haveria profundas fissuras nas bases emedebistas do Estado.

Câmara de Sombrio entrega 32 títulos de Cidadão Honorário

Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio promoveu ontem à noite entrega de titulo de Cidadão Honorário para 32 pessoas, reconhecidas pelos relevantes serviços prestados a comunidade local.

Um título de Cidadão Honorário é concedido a uma pessoa que não nasceu no município, mas que contribui de forma significativa para seu desenvolvimento. Cada um dos 11 vereadores, assim como o primeiro suplente em exercício, fez a indicação dos homenageados de forma proporcional. A iniciativa da cerimônia, bastante prestigiada no Sombrio Tênis Clube, foi do presidente do legislativo sombriense, Gean Albino (UB).

Buracos na José Tiscoski são do Estado, não do município, diz secretário

Secretário de Obras da Prefeitura de Sombrio, Nego Gomes, entra em contato para ressaltar que já solicitou ao Governo do Estado providências quanto aos buracos que estão tomando conta da rodovia José Tiscoski, entre o município e a divisa com Balneário Gaivota.

Nego diz que recebe, em média, cinco ligações por dia, de pessoas solicitando uma solução para o problema. “De minha parte já teria tapado tudo, mas se trata de uma rodovia estadual, não municipal.

Não temos jurisdição sobre aquele trecho. Se o Governo do Estado autorizar, em um dia resolvemos o problema”, comenta o secretário. O governo estadual, por sua vez, não parece nenhum pouco preocupado com a buraqueira. Pelo menos não até que aconteça a primeira tragédia, por conta da situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.