Rolando Christian Coelho | 29/11/2023 | Fabinho ingressará no PSD de Gaivota amanhã

Empresário Fábio Albino, o Fabinho da Fabsul, oficializará sua filiação ao PSD de Balneário Gaivota amanhã à noite, na Arena Gaivota, em evento que deverá contar com várias outras filiações ao partido também. Fabinho entra na legenda do deputado estadual Júlio Garcia com o franco propósito de disputar a prefeitura gaivotense ano que vem.

Para isto, ele pretende contar, em princípio, com o apoio do Progressistas, do PDT e também do MDB, legenda esta que permanece dividida quanto as suas intenções diante da eleição de 2024.

No pleito eleitoral de 2020 o PSD acabou ficando fora da chapa majoritária, depois que o pré-candidato do partido ao executivo municipal, Evânio Iris Machado, desistiu de disputar a prefeitura de Gaivota.

A dobradinha até então composta por PSD e MDB, acabou sendo substituída pela dobradinha Progressistas/MDB, que foi derrotada nas urnas pelo prefeito eleito Kekinha dos Santos (PSDB), e seu candidato a vice, Jonatã Coelho (PL).

O PSD, agora, reivindica a primazia de lançar candidato a cabeça de chapa ano que vem, já que abriu mão de substituir Evânio Iris Machado por outro nome do partido na eleição passada.

Pela capilaridade eleitoral que possui em Balneário Gaivota, o Progressistas seria o partido ideal para compor como vice de Fabinho, em uma eventual unidade partidária como a que é almejada pelo PSD.

Todavia, a ala do MDB que não é alinhada com o prefeito Kekinha dos Santos deve trabalhar pela indicação de um de seus integrantes como vice de Fabinho, na esperança de que o Progressistas e o PDT apoiem a dobradinha. O nome emedebista mais cotado para esta aliança é o do professor Fernando Ferreira, o Chimia.

Convém ressaltar que boa parte do MDB não concorda com uma aliança com a oposição, e prefere continuar manifestando apoio a atual gestão municipal. Dentro deste grupo situacionista está a única vereadora do MDB gaivotense, Maria Nunes. Mas isto não é novidade no MDB do município.

Na eleição de 2020 o MDB também foi dividido para o pleito municipal. Uma ala se aliou ao Progressistas, indicando o ex-vereador Ênio Ramos (MDB) para concorrer como candidato a vice de Carlos Cabreira (PP), e outra ala declarou apoio ao projeto eleitoral de Kekinha dos Santos. Durante dois anos o partido apaziguou seus ânimos, ficando em torno da atual gestão municipal, mas em 2023 a legenda voltou a rachar.

Finais

Governador Jorginho Mello (PL) abonou a ficha de filiação de diversas lideranças políticas de nossa região em seu partido, na última terça-feira, em Florianópolis. Dentre eles, além do vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, se filiaram ao PL o empresário Jairo Borges, irmão do ex-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juca Borges, como também o produtor rural Altair Marcolino, o Doril, de Jacinto Machado.

Jairo Borges e Doril já entram no PL como pré-candidatos a prefeito em seus respectivos municípios, com vistas às eleições de 2024. Já Jonatã deverá concorrer novamente como candidato a vice do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB).

Supremo Tribunal Federal colocou uma pá de cal nas esperanças do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), que almejava assumir uma vaga no Senado, ainda que de forma temporária, no caso de cassação do senador Jorge Seif (PL), que será julgado em segunda instância por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O PSD de Colombo.

Em decisão tomada ontem, o STF sentenciou que no caso de cassação de qualquer senador, seja por qual for o motivo, deverá ser promovida nova eleição para o preenchimento da vaga. Enquanto isto não acontece, o Estado do senador cassado fica sendo representado por apenas dois senadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.