Governador Jorginho Mello (PL) mostrou mais uma vez seu apreço por Sombrio. Pela terceira vez neste ano ele esteve no município participando de um ato oficial do Governo do Estado.
A primeira foi em fevereiro, quando esteve no município entregando viaturas e equipamentos para as forças de segurança de nossa região. A segunda vez foi em maio, quando participou da inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros do município.
Já na última sexta-feira, Jorginho voltou a Sombrio, desta vez para a inauguração de dez UTIs pediátricas no Hospital Dom Joaquim. Nenhum outro município da região recebeu tantas visitas do governador, que está em seu primeiro ano de gestão.
As vindas do governador Jorginho Mello a Sombrio são interpretadas como apreço à gestão da prefeitura Gislaine Dias da Cunha (MDB), que já foi sua assessora, o que reforça também a expectativa de que o Governo do Estado fará boas parcerias com o executivo municipal sombriense.
Neste sentido, já estão assegurados para o município recursos para a continuidade da ciclovia da rodovia José Tiscoski, entre o limite com Balneário Gaivota e o centro da cidade, como também para a pavimentação asfáltica da avenida Guilherme Tiskoski, entre o bairro Parque das Avenidas e o distrito de Nova Guarita.
Estas duas obras deverão ter suas ordens de serviços liberadas nas próximas semanas. De acordo com a prefeitura Gislaine Cunha, outros projetos também estão sendo encaminhados junto ao Governo do Estado, a maioria ligados a obras de infraestrutura.
Finais
Vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, atualmente filiado no Republicanos, já acertou sua ida para o PL, do governador Jorginho Mello. Sua filiação ao partido deve se dar ainda nesta semana. Com isto, o Republicanos, que é coordenado regionalmente pelo ex-vereador de Araranguá, Marco Antônio Mota, o Motinha, precisará reestruturar a legenda através de outras lideranças políticas no município.
O vice-prefeito de Maracajá, Volnei Rocha, que também é filiado ao Republicanos, do mesmo modo deve deixar a legenda em breve. Por sua vez, o prefeito de Gaivota, Kekinha dos Santos, que vinha sendo sondado para deixar o PSDB e se filiar ao PL, permanecerá no seu partido, visando disputar a reeleição no ano que vem.
Enquanto em alguns municípios o Republicanos de Carlos Moisés vem sendo abandonado, em outros ele vem sendo disputado. É o caso de Sombrio. Em um primeiro momento havia um acerto para que o partido fosse comandado, em nível local, pelo ex-vereador Volneci Moares Baltazar, o Sí.
No entanto, o também ex-vereador Elissandro Guimarães de Oliveira, o Grosso, entrou na briga pelo comando da sigla. Para não perder nenhum dos dois líderes e seus respectivos grupos políticos, a coordenação regional da sigla decidiu entregar o partido a ambos.
A grande questão agora é saber de que lado o Republicanos estará em Sombrio em 2024. É que Sí é ligado a gestão da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB). Já Grosso e seu grupo estão mais ligados a oposição.