Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), já confirmou aos mais próximos que deverá se filiar ao PSD, e não ao Progressistas, tão logo deixe seu partido. A ida de Salvaro para o PSD é encarada como uma espécie de volta às origens, já que a legenda é oriunda do PFL, partido através do qual o prefeito começou a militar na política eleitoral, enquanto vereador de Siderópolis, no final da década de 1980.
A articulação para levar Clésio Salvaro para o PSD foi desencadeada pelo deputado estadual Júlio Garcia (PSD), que deu garantias de que não disputará o pleito majoritário de 2026. Este era o sinal que o prefeito criciumense precisava para se decidir. Em princípio, Salvaro pretende apoiar seu Secretário de Governo, Arleu Silveira, como candidato a prefeito de Criciúma ano que vem, e, depois disto, se dedicar a uma pré-campanha estadualizada, com foco na majoritária estadual. Se irá postular a candidatura de governador, vice, ou senador, é uma outra história, que só a conjuntura política definirá.
Mesmo antes de sair do PSDB, Clésio Salvaro já começou a contatar lideranças políticas de nossa região as convidando para migrar para seu novo partido. O objetivo é transformar o PSD num dos grandes da política Sul catarinense, de modo a reunir robustez para os desafios que se avizinham. O principal deles é romper com a hegemonia que há no PSD em torno do nome do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), quando o assunto são as eleições estaduais. Ambos, no entanto, se dão bem. Vale lembrar que no início do ano passado chegou a ser ventilada a possibilidade de uma dobradinha composta por João Rodrigues ao governo e Clésio Salvaro a vice. Os dois prefeitos, no entanto, acabaram declinando do projeto, mesmo depois de um balão de ensaio amplamente coberto pela imprensa.
No plano da prática o que se vislumbra é um grande crescimento do PSD no Sul do Estado por conta das presenças de Salvaro, Júlio Garcia e do deputado federal Ricardo Guidi na legenda, os três radicados em Criciúma. Lembra muito o movimento feito por Eduardo Moreira, dentro do MDB criciumense, e que acabou, de certo modo, lhe rendendo bons frutos, dentre eles a chegada ao comando do governo estadual, ainda que na carona.
Finais
Faleceu ontem à tarde o ex-vice-prefeito, e ex-vereador de Meleiro, Manoel Mattos, pai do atual prefeito do município, Eder Mattos (PL). Manoel Mattos era farmacêutico e popularmente conhecido como Maneca da Farmácia. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o ex-vice-prefeito “havia sido internado no final de semana no hospital da Unimed de Criciúma, onde passou por uma cirurgia, devido a complicações causadas por uma diverticulite. Ele estava reagindo bem a uma cirurgia, mas acabou não resistindo”. A missa de corpo presente será realizada nesta quinta-feira, a partir das 15h, na Igreja Matriz de Meleiro, seguida do sepultamento no cemitério municipal.
Administração municipal de Araranguá inaugurou ontem uma série de obras, dentre elas o Parque Belinzoni, que fica nas imediações do Açude Belinzoni, nas proximidades do centro da cidade. De acordo com o prefeito César Cesa (MDB), o Parque contempla uma área de 120 mil metros quadrados, com mais de dois quilômetros de trilhas e ampla arborização nativa. O local ficará aberto todos os dias da semana, das 7h às 17h, com possibilidade de que o horário de fechamento seja estendido até às 19h no verão. De acordo com César, uma escola ecológica deverá ser instalada dentro do Parque, objetivando ensinar aos alunos do município princípios básicos de educação ambiental.