Prefeitura de Araranguá busca convênio para contratar serviço apenados do PRA

O prefeito Cesar Cesa, acompanhado do diretor do PRA, Kleber Schwartz, visitou o terreno onde será construído o novo presídio

Com o projeto, município se responsabiliza em buscar e levar os detentos diariamente para realizar os trabalhos de limpeza das vias públicas e a manutenção dos prédios públicos do município, e ao final do dia, retornar ao presídio.

Na última segunda-feira, dia 4, o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, juntamente com o procurador geral do Município, o advogado Daniel Menezes e o secretário de Administração, Rony da Silva, estiveram no PRA, o Presídio Regional de Araranguá, conversando com o diretor Kleber Schwartz. O intuito é alinhar o convênio com o município, para o início dos trabalhos utilizando a mão de obra de detentos da instituição prisional.

Segundo o procurado Daniel “estamos somente aguardando uma portaria por parte da Secretaria de Administração Prisional do Estado, que autoriza a unidade de Araranguá iniciar a realização de trabalho externo com os apenados escolhidos pela instituição. O projeto é importante, pois visa também, a ressocialização do detento para que ele seja reinserido na sociedade,” avalia.

Com este projeto o município se responsabiliza em buscar e levar os detentos diariamente para realizar os trabalhos de limpeza das vias públicas e a manutenção dos prédios públicos do município, e ao final do dia, retornar ao presídio.

Com a realização desse convênio, o município irá remunerar o detento com um salário mínimo. Desta remuneração, 75% fica depositado numa conta dele para as suas despesas ou para repassar aos seus familiares e 25% fica para o Estado, depositado em um fundo para poder custear as despesas do próprio preso dentro do sistema carcerário. A Lei de Execução Penal prevê também, que a cada três dias que o detento trabalha, ele tem um dia diminuído de sua pena.

O município objetiva que o convênio inicie os trabalhos nos próximos 15 a 20 dias, englobando aproximadamente 30 detentos do regime semi-aberto e detentos de baixa periculosidade, avaliados e escolhidos pelo próprio presídio e pelo Ministério Público por bom comportamento.

Aproveitando o encontro com o diretor Kleber Schwartz, o prefeito Cesar Cesa, visitou o terreno em que será construído um novo presídio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.