Polícias Civil e Militar de SC realizam ação para combater a violência contra a mulher

Com o objetivo de enfrentar a violência doméstica contra a mulher e aprimorar o sistema de proteção às vítimas, as polícias Civil e Militar de Santa Catarina começaram a participar, nesta segunda-feira, dia 29, da segunda edição da Operação Maria da Penha. De cunho nacional, a ação se estende até o dia 27 de setembro.

A operação está sendo desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Tem a participação das Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal, dos Conselhos Nacionais dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil, de Justiça e do Ministério Público.

As polícias estão intensificando o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, reforçando a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e conscientizando a população sobre a importância de denunciar os agressores. O foco é o atendimento adequado aos casos emergenciais, prevenindo, pelos telefones 190 e 181, os casos de reincidência ou de maior gravidade, além de fomentar a importância do atendimento integral, padronizar e formalizar as ações.

Neste mês, as polícias catarinenses participam da campanha Agosto Lilás, que também tem como foco o alerta e a prevenção à violência doméstica e familiar, além de divulgar a Lei Maria da Penha.

A PM atua, ainda, com o Programa Rede Catarina de Proteção, criado para aproximar a polícia das vítimas e ampliar a efetividade das ações de proteção, e com a ferramenta “Botão do Pânico”, disponível no aplicativo PMSC Cidadão.

Já a Polícia Civil mantém, entre outros, o Programa Polícia Civil por Elas, como explica a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.