Bombeiros, PM e empresas da região se unem em apoio ao RS

PM e empresas privadas da região estão arrecadando doações até a sexta-feira. Corpo de Bombeiros enviou militares ao Vale do Taquari

Equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de SC foram acionadas para buscas por desaparecidos no Vale do Taquari, após a tragédia climática. Entre os militares está o cabo Matheus de Araranguá, com o cão de busca Bono

 

Região

Rio Grande do Sul

Na última semana, a passagem de um ciclone no Rio Grande do Sul, com excesso de chuvas e enchentes devastadoras, atingiu pelo menos 88 municípios da região do Vale do Taquari.

O balanço da Defesa Civil Gaúcha divulgado neste deste domingo, dia 10, aponta 43 mortos pelas fortes enchentes no Estado. Os desaparecidos seguem sendo 46, a maior parte em Muçum (30), e depois em Lajeado (8) e Arroio do Meio (8).

O informe mostra ainda que o número de feridos até o momento é de 452. Ao todo, o RS tem 88 municípios com registros de danos pelas chuvas, com 4.010 desabrigados e 12.381 desalojados. Desde o início dos trabalhos das autoridades, 3.130 pessoas já foram resgatadas.

A tragédia no estado vizinho, mobilizou os catarinenses, incluindo a região da Amesc. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado para prestar apoio, no atendimento aos cidadão atingidos no RS.

A corporação catarinense foi autorizada a se deslocar, na quarta-feira, dia 6, pelo governador Jorginho Mello, após a solicitação de ajuda realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Parte dos integrantes chegaram na quarta-feira e recursos adicionais foram enviados na sexta-feira, dia 8, após análise da necessidade. Entre os militares enviados ao RS está o cabo Matheus, de Araranguá, com o cão de busca Bono.

Os militares se apresentaram na cidade de Lajeado, porém estão em atuação nas cidades de Muçum, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Encantado.

Os militares do CBMSC estão atuando em missões de ajuda humanitária, bem como de resgate de pessoas ilhadas, além de busca por desaparecidos.

Mais ajuda

O governo do Estado de Santa Catarina lançou uma campanha de arrecadação de doações para as famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul.

Os itens mais necessários neste momento são água, roupas de cama, produtos de higiene pessoal e limpeza e alimentos não perecíveis, fraldas infantis e geriátricas também estão sendo recolhidas.

As doações podem ser deixadas nos postos ou quartéis da Polícia Militar de Santa Catarina, em todos os municípios até a sexta-feira, dia 15, para serem enviadas ao Rio Grande do Sul.

Também, empresas privadas como a Unesc, Cia do Sapato e Fontanella Transportes estão arrecadando doações para serem encaminhadas ao estado gaúcho. Na Cia do Sapato, as doações podem ser entregues nas lojas de Balneário Gaivota, São João do Sul e Turvo até a sexta-feira, dia 15. Em Araranguá, a loja Tony Automóveis também está arrecadando doações.

A Unesc realiza sua campanha de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes no RS, com ponto de coleta localizado no bloco Administrativo, em Criciúma, até a sexta-feira, dia 15. Os donativos serão enviados ao estado vizinho com o apoio da empresa Fontanella Transportes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.