Locais históricos de Araranguá viram atrações para as crianças

Margarete aproveitou o feriado e levou os netos Marjorie e Ariel, para passearem na ponte pênsil

Um abraço? Um doce? Um lanche? Um brinquedo? Uma viagem? Ou uma peça de vestuário? Enfim, existem infinitas alternativas, desde a mais simples até as mais sofisticadas,  para presentear no Dia da Criança, cuja celebração ocorre todo ano em 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

No Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, de Araranguá todo dia é dedicado às crianças. A autarquia promove, desde 2013, o Projeto Samae na Escola, também distribui cartilhas lúdicas e educativas aquelas que visitam a sede da autarquia e sempre que possível (a atividade está suspensa devido à pandemia), agenda visitas guiadas as ETA’s, Estações de Tratamento de Água , Açude Belinzoni, Lagoa da Serra, Balneário Morro dos Conventos, Distrito Hercílio Luz e Sanga da Areia e também nas ETE’s, Estações de Tratamento de Esgoto, situadas nos bairros Urussanguinha e Parque Alvorada.

“O objetivo destas ações é despertar a conscientização sobre a história do município, a importância da água, bem como alertar quanto à necessidade da preservação do meio ambiente. E, neste contexto nada melhor do que investir nas crianças, que funcionam como verdadeiras células propagadoras de informações. As crianças de hoje serão os cidadãos do amanhã”, destaca o diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa.

Além das atividades institucionais rotineiramente desenvolvidas pelo Samae, os pais e responsáveis pelas crianças também podem usar da criatividade para agradar seus filhos, afilhados ou netos. Uma das sugestões para mudar a rotina e surpreender, é realizar uma incursão diferente.

“Quando é possível, nos fins de semana, ou após o expediente, levo os netos Marjorie, de sete anos e Ariel, de nove anos, para contemplar o Açude Belinzoni. Este manancial natural de água é lindo. Além disso, está repleto de peixes, tartarugas e privilegiada vegetação, o que nos permute educar, conscientizar e divertir ao mesmo tempo”, pondera Margarete de Brito.

Outros pontos de visitação sugeridos pela “avó coruja” são as margens do Rio Araranguá, onde a histórica ponte pênsil recebe revitalização, e a Praça das Águas, na esquina das avenidas Coronel João Fernandes e Capitão Pedro Fernandes, no centro. Naquele espaço, eles se divertem e interagem.

“Ali, as crianças admiram o chafariz, acompanham os exercícios feitos na academia pública de saúde ou brincam no parquinho infantil. Nestes passeios, os jogos eletrônicos são substituídos pelo convívio com a natureza e pelo calor humano. Eles sempre pedem para voltar!”, revela a avó autônoma, Margarete. As crianças citadas por ela são filhos dos microempresários e tatuadores, Vitória Liz de Brito e Jeferson Ferraz de Souza, moradores do bairro Lagoão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.