Câmara de Araranguá aprova proposta de Jair Anastácio que cria programa de apoio às pessoas com Alzheimer

O Poder Legislativo Araranguaense aprovou na noite desta quarta-feira (17) um anteprojeto do vereador Jair Anastácio (PT) que cria o apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, bem como aos seus familiares.

A proposta do vereador é que o programa seja instituído na Rede Municipal de Saúde, com apoio de especialistas e de representantes de instituições que congregam pessoas com doença de Alzheimer e outras demências e visa promover a conscientização e a orientação precoce de sinais de alerta sobre as doenças.

Conforme Jair Anastácio, a ideia visa melhorar a qualidade de vida do portador do Alzheimer e seus familiares. “Hoje é necessário apoiar pacientes e familiares, com abordagens adequadas no tratamento não medicamentoso e medicamentoso, além de capacitar cuidadores familiares e especializar profissionais”, falou.

Jair ainda destacou a importância da criação de um centro especializado para tratamento do Alzheimer e outras demências. “É necessário um acompanhamento multidisciplinar, formado por neurologistas, geriatras, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontologias, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e por isso nesse nosso anteprojeto autorizamos que seja criado o Centro de Referência de Prevenção e Tratamento da Doença de Alzheimer e outras demências e vamos plantar essa semente para que políticas públicas possam começar a ser implantadas em nossa cidade”, frisou Jair.

A sessão contou com a participação de Gabriela Ribeiro Pacheco, gestora da Supera Ginástica para o Cérebro, que reforçou a importância do anteprojeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.