Suicídio: Você sabe como enfrentar esse problema?

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis. Foto meramente ilustrativa/Freepik/SCTodoDia

Setembro Amarelo frisa no lema da campanha, “Se precisar, peça ajuda”!

“Se precisar, peça ajuda”, esse é o lema da campanha, em 2023. O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de alertar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Segundo dados coletados,  em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% destes indivíduos moradores de países de baixa e média renda. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

A psicóloga Solange Reimann enfatiza a importância da escuta como um gesto poderoso, destacando que ser ouvido pode fazer uma grande diferença na vida de alguém. “Aconselho a oferecer suporte, encorajando a pergunta sobre o bem-estar da pessoa e a busca por ajuda profissional quando necessário. Além disso, é importante ficar atento aos sinais de mudanças no comportamento da pessoa, como isolamento social, desinteresse por atividades e expressões de desesperança”, pontua.

Solange compartilhou com o SCTodoDia algumas dicas essenciais para ajudar pessoas que possam estar passando por momentos difíceis:

Escuta Empática: “A escuta atenta e sem julgamentos é um dos gestos mais poderosos que podemos oferecer. Muitas vezes, a simples sensação de ser ouvido já faz uma grande diferença na vida de alguém”

Ofereça Suporte: “Não tenha medo de perguntar como a pessoa está se sentindo e se ela precisa de ajuda. Mostrar preocupação genuína pode abrir portas para conversas importantes”

Acompanhamento Profissional: “Incentive a busca por ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer orientações específicas e tratamentos adequados para cada caso”

Promova a Conscientização: “Compartilhe informações sobre o Setembro Amarelo e a importância de falar sobre saúde mental. Quanto mais conhecimento, menos estigma”

Fique Atento aos Sinais: “Esteja atento a mudanças no comportamento da pessoa, como isolamento social, desinteresse por atividades que antes eram apreciadas e expressões de desesperança”.

Reflexão sobre o assunto:
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

Você Pode Fazer a Diferença
O Setembro Amarelo é mais do que uma campanha; é um lembrete de que todos nós temos o poder de ser um farol na vida de alguém que enfrenta tempestades emocionais. Nossas ações e palavras podem ser o apoio que alguém precisa para seguir em frente, encontrar esperança e buscar ajuda.

Lembre-se, a solidariedade é o alicerce para prevenir o suicídio. Este mês, e em todos os outros, vamos unir forças para iluminar vidas e construir um mundo onde o amor e o apoio sejam sempre mais fortes que a escuridão.

Foto meramente ilustrativa/Freepik/SCTodoDia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.