Conforme o decreto nº 11.027, do último dia 6, fica declarada situação de emergência nas áreas do município de Araranguá, afetadas pela tempestade/vendaval, ocorrido a partir do último dia 4, onde causou danos e prejuízos.
Desta forma, a Administração Municipal de Araranguá, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Obras comunicaram a interdição da rua Rui Barbosa (a popular beira-rio), devido às fortes chuvas que atingiram o município e as encostas do rio.
Segundo o secretário de Obras, Cristiano Coral, houve um novo recalque (rebaixamento sofrido na sua fundação), após as chuvas, onde resultou em um rompimento maior da pista.
No momento, a Administração Municipal de Araranguá prepara a licitação para dar início aos trabalhos de reconstrução e revitalização da beira-rio, conforme o estudo já solicitado e entregue pela empresa responsável, sendo necessário para restabelecer a normalidade local.
O acesso na rua Rui Barbosa estará liberado sentido Cidade Alta ao centro até a pista de testes da autoescola. Onde o acesso será exclusivo para o uso dos estabelecimentos comerciais e moradores da rua.
Destacamos, que em decorrência do referido evento, famílias tiveram suas residências danificadas pela força da tempestade, ruas ficaram interditadas com a queda de árvores e da rede de distribuição de energia elétrica, instalações e obras de infraestrutura públicas também foram atingidas.