A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, através do Cras, o Centro de Referência da Assistência Social, celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
O Cras realizou um encontro com uma grande roda de capoeira com as crianças e jovens do SCFV, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado no Cras. Com convidados do SCFV executado na IFA, a Instituição Futuro Aprendiz, na Praça Hercílio Luz.
Segundo a coordenadora Cras, Hanna Raupp Arns, o Cras desenvolveu este encontro, visto que a Capoeira é um símbolo da Consciência Negra e uma das expressões culturais mais antigas do Brasil.
”O Dia Nacional da Consciência Negra é um dos temas trabalhados no Serviço de Convivência pelas orientadoras sociais, pois é uma data de celebração e conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil”, destaca Hanna.
A roda foi comandada pelos professores de capoeira do Cras, o mestre Esquilo e o professor Big, graduado Soviético que faz parte do Grupo Armada Brasil.