Prefeitura de Araranguá busca convênio para contratar serviço apenados do PRA

O prefeito Cesar Cesa, acompanhado do diretor do PRA, Kleber Schwartz, visitou o terreno onde será construído o novo presídio

Com o projeto, município se responsabiliza em buscar e levar os detentos diariamente para realizar os trabalhos de limpeza das vias públicas e a manutenção dos prédios públicos do município, e ao final do dia, retornar ao presídio.

Na última segunda-feira, dia 4, o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, juntamente com o procurador geral do Município, o advogado Daniel Menezes e o secretário de Administração, Rony da Silva, estiveram no PRA, o Presídio Regional de Araranguá, conversando com o diretor Kleber Schwartz. O intuito é alinhar o convênio com o município, para o início dos trabalhos utilizando a mão de obra de detentos da instituição prisional.

Segundo o procurado Daniel “estamos somente aguardando uma portaria por parte da Secretaria de Administração Prisional do Estado, que autoriza a unidade de Araranguá iniciar a realização de trabalho externo com os apenados escolhidos pela instituição. O projeto é importante, pois visa também, a ressocialização do detento para que ele seja reinserido na sociedade,” avalia.

Com este projeto o município se responsabiliza em buscar e levar os detentos diariamente para realizar os trabalhos de limpeza das vias públicas e a manutenção dos prédios públicos do município, e ao final do dia, retornar ao presídio.

Com a realização desse convênio, o município irá remunerar o detento com um salário mínimo. Desta remuneração, 75% fica depositado numa conta dele para as suas despesas ou para repassar aos seus familiares e 25% fica para o Estado, depositado em um fundo para poder custear as despesas do próprio preso dentro do sistema carcerário. A Lei de Execução Penal prevê também, que a cada três dias que o detento trabalha, ele tem um dia diminuído de sua pena.

O município objetiva que o convênio inicie os trabalhos nos próximos 15 a 20 dias, englobando aproximadamente 30 detentos do regime semi-aberto e detentos de baixa periculosidade, avaliados e escolhidos pelo próprio presídio e pelo Ministério Público por bom comportamento.

Aproveitando o encontro com o diretor Kleber Schwartz, o prefeito Cesar Cesa, visitou o terreno em que será construído um novo presídio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.