Rolando Christian Coelho, 12/03/2024 | Jorginho se reúne com Kassab a favor de Guidi

Governador do Estado, Jorginho Mello (PL), se reuniu ontem a tarde, em São Paulo, com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, solicitando que o partido libere o deputado federal Ricardo Guidi (PSD) para que ele possa concorrer à Prefeitura de Criciúma pelo PL, sem o risco de perda de mandato por infidelidade partidária. A conversa amistosa foi o primeiro passo dado para tentar viabilizar o projeto de Guidi pelo PL criciumense, mas o cenário não é dos mais favoráveis. Em que possa pesar a vontade pessoal de Gilberto Kassab em favor de Ricardo Guidi, ele tem uma série de barreiras dentro do PSD catarinense que não estão a fim de facilitar a vida do deputado.

Vale lembrar que a articulação que culminou com a saída do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, e sua filiação ao PSD, assim como o mesmo movimento feito pelo vereador Arleu da Silveira, para ser o candidato do PSD à prefeitura criciumense, vem sendo construída há meses. Tudo sob a batuta do deputado estadual Júlio Garcia, com o aceito dos principais caciques do PSD no Estado.

Liberar Ricardo Guidi para ser candidato pelo PL, contra Arleu da Silveira, seria uma total contradição ao que vem sendo montado pela cúpula pessedista. Afora isto, convém ressaltar que não é somente o PSD que poderá pedir a cassação do mandato de Ricardo Guidi, caso ele deixe o partido para ser candidato a prefeito pelo ninho liberal. O Ministério Público Eleitoral pode fazer isto, assim como qualquer cidadão comum, em nome do regramento da legislação eleitoral. O que Ricardo Guidi deveria fazer é renunciar seu mandato de deputado e concorrer a Prefeitura de Criciúma pelo PL, de cabeça erguida. Se ganhar, ganhou. Se perder, fica com Jorginho Mello no Governo do Estado.

Finais

  • Prefeito de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues (PP), que ainda não havia se posicionado quando a sua candidatura a reeleição, anunciou que irá disputar mais um mandato ao Executivo Municipal. Em princípio, o atual vice, Altermir Amin (PSD), deverá ser novamente seu companheiro de chapa. A principal candidatura de oposição deverá vir do MDB, e, neste sentido, estão elencados como pré-candidatos os vereadores Renan Baltazar e Emerson Cardoso, como também o ex-prefeito Jonas Souza. Não é descartada a possibilidade de que o PL, que já lançou candidato a prefeito em 2020, venha a disputar novamente a prefeitura passotorrense neste ano.

 

  • Câmara Municipal de Sombrio passou a contar com duas vereadoras a partir das sessões legislativas desta semana. A suplente Eugênia Generoso (PDT), a Linda, assumiu por 30 dias a vaga do vereador João da Silva Silveira, o João Roseno (PDT). Já a suplente Marli da Silva (MDB), assumiu, também por 30 dias, a vaga que é destinada do vereador Jonas Dávila (MDB), que atualmente está no comando da Secretaria Municipal de Obras. A posse das suplentes, no mês da Mulher, já é uma tradição no legislativo sombriense, com diversos partidos tomando iniciativas do mesmo gênero. Linda e Marli já haviam assumido a Câmara Municipal em 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.