Trabalho inicia em Ilhas porque é onde mais acumula lixo, e de lá dois grupos são formados, um segue caminhando pelas margens do rio e o outro vai com embarcações pela água
O Samae, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, e a Fama, Fundação Ambiental do Município de Araranguá, realizam no próximo dia 14 mais uma edição do projeto Arco-Íris.
Contando com o apoio de diversas entidades civis e órgãos ambientais, a ação tem os objetivos de recolher o lixo que é descartado de forma irregular nas margens do Rio Araranguá, e conscientizar a população sobre a necessidade de preservação ambiental.
Os voluntários devem se encontrar a partir das 8h30min, em frente ao restaurante Paiol, no Balneário de Ilhas. Na sua primeira edição, foram recolhidas mais de 5 toneladas de materiais, como pneus, sofás, colchões, louças e até geladeiras.
O projeto foi batizado de Arco-Íris em homenagem à beleza e singularidade de características do Rio Araranguá, um dos poucos do mundo que oscila suas cores.
O superintendente da Fama, Maureci Rodrigues, explica que o trabalho inicia em Ilhas porque é onde mais acumula lixo, e de lá dois grupos são formados, um segue caminhando pelas margens do rio e o outro vai com embarcações pela água. “Este ano a expectativa é grande, pois aumentou bastante o número de voluntários. Graças a eles é possível esse mutirão”, diz.
O tema da ação é ‘Seja Voluntário e Ajude na Conscientização e Limpeza do Nosso Rio’, e a abertura do projeto será feita pelo prefeito César Cesa. Foram convidados também os prefeitos dos demais municípios da região por onde o Araranguá passa, desde a nascente em Timbé do Sul até Meleiro. Os convidados serão levados em um passeio de barco
O projeto conta com a participação de todas as Secretarias Municipais e entidades como Unesc, UFSC, Educamar, Senac, CDL, Sindicont, Lions Clube, Coama, Comtur, Escoteiros Ariringuá, Escuna Capitão dos Ganchos e outras.