Moção de Apoio aprovada na Câmara de Araranguá ao governador de SC que os recursos públicos provenientes das Bolsas de Estudos do Estado sejam destinados à Instituições de origem pública
Araranguá
Sob proposição da vereadora Lena Périco e aprovada pelos colegas da Câmara de Vereadores de Araranguá, foi entregue, na noite desta segunda-feira, dia 19, uma Moção de Apoio às Universidades Comunitárias.
Antes de aprovada a Moção, a presidente da Acafe, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais, e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez uma explanação completa sobre o papel das Universidades Comunitárias em Santa Catarina, apontando números e diferenciais do modelo de ensino que impacta diretamente a vida de milhares de pessoas em toda a comunidade.
Estar junto aos vereadores de Araranguá, levar informações importantes e receber o apoio, para Luciane, significa muito nesta caminhada de defesa do investimento público em instituições de caráter comunitário, que não visam lucro.
“Essa defesa é muito fácil, pois os números se justificam por si só. Instituições que estão ao lado da comunidade com ações que vão muito além do ensino e perpassam questões sociais, de saúde, cultura, meio ambiente e tantas outras, que reinvestem seus recursos ao bem destes mesmos projetos, não precisam de mais explicações. Elas merecem a atenção, a diferenciação e o respeito que estes resultados, incluindo os bons índices do estado, mostram a todos nós”, apontou.
O apoio materializado em forma de moção, para a vereadora proponente, é uma forma de demonstrar apoio ao trabalho incansável feito pelas Universidades Comunitárias, em especial a Unesc junto ao Extremo Sul.
“Nós jamais ouvimos uma negativa da Unesc às nossas necessidades. É uma Instituição parceira, responsável, que está conosco em todas as situações. É por isso que agora nós devemos esta mesma parceria e demonstração de apoio enquanto legisladores que acompanham de perto o trabalho desenvolvido e sabem o que ele significa na vida de todos nós”, destacou Lena.
A proposição levada à votação e aprovada na Casa Legislativa solicita ao governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, “que os recursos públicos provenientes das Bolsas de Estudos do Estado de Santa Catarina sejam destinados à Instituições de origem pública, as quais revertem todo valor recebido em ações e serviços para a sociedade, direcionando-os para o desenvolvimento institucional e transferindo-os finalmente para a comunidade na forma de melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania”.