Celebração de Corpus Christi iniciou cedo na maioria dos municípios da Região, antes mesmo do raiar do dia. Arroio do Silva foi uma das exceções e celebrou o Santíssimo à tarde
Região
Em Araranguá, este ano, a montagem dos tapetes de Corpus Christi não iniciou em frente ao Colégio Murialdo como de costume, e sim na frente do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, contornou a Praça Hercílio Luz e encerrou no Santuário.
A montagem começou a ser feita bem cedo, antes de clarear o dia, às 5 horas da manhã, pelas pastorais das comunidades e festeiros da festa de NSMH 2023. Às 9h30min aconteceu a missa de Corpus Christi, seguida da procissão, que iniciou na igreja seguiu por volta da praça e encerrou no Santuário, onde ocorreu a benção final com a presença do reitor e pároco, padre Maxssuel da Rosa Mendonça, e dos vigários padre Marcos Leghani e padre Rafael Borges.
Sombrio
Em Sombrio, por volta de 5 horas da manhã, também antes do raiar do sol, a comunidade católica iniciou a confecção dos tapetes de Corpus Christi, que foram montados ao longo da avenida Getúlio Vargas, entre à frente da Igreja Matriz e à rua Antônio da Rosa.
Às 9h30min o pároco, padre Fábio Roque, iniciou a celebração da missa na Igreja Matriz, com procissão sobre os tapetes, seguindo até o bairro Raizeira, onde ocorreu a benção final.
Balneário Gaivota
Em Balneário Gaivota, desde a madrugada, os fiéis católicos enfeitaram com tapetes coloridos de serragem e flores, o trecho que vai desde a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Parto até a avenida Santa Catarina.
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Eles chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem de Jesus.
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Balneário Gaivota ofereceu apoio à iniciativa.
Turvo
Em Turvo, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Oração, localizada no centro do Município, a missa de Corpus Christi foi presidida pelo Frei Gerson, iniciando às 9h30min, antes da procissão sobre os tapetes.
Como nos outros municípios da Região, em Turvo a comunidade católica iniciou a confecção dos tapetes nas primeiras horas da manhã, saindo da Igreja Matriz e passando pelas ruas centrais do município, no entorno do templo religioso.
Após a procissão ocorreu a benção final.
Arroio do Silva
Em Balneário Arroio do Silva não foram confeccionados tapetes de Corpus Christi, mas a comunidade católica levou pétalas de rosas, que foram jogadas durante a passagem do Santíssimo, em procissão pelas ruas no entrono da Igreja, iniciando pela Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo.
Às 15 horas teve missa com o pároco, padre Rodrigo Cristóvão Emerim, iniciando a procissão, que também teve a benção religiosa no final.