Tradição de Corpus Christi é celebrada pelos católicos nos Municípios da Região

Em Sombrio, após a confecção dos tapetes de Corpus Christi, foi celebrada uma missa, com procissão de frente da Igreja Matriz até a Igreja do bairro Raizeira

Celebração de Corpus Christi iniciou cedo na maioria dos municípios da Região, antes mesmo do raiar do dia. Arroio do Silva foi uma das exceções e celebrou o Santíssimo à tarde

 

Região

Em Araranguá, este ano, a montagem dos tapetes de Corpus Christi não iniciou em frente ao Colégio Murialdo como de costume, e sim na frente do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, contornou a Praça Hercílio Luz e encerrou no Santuário.

A montagem começou a ser feita bem cedo, antes de clarear o dia, às 5 horas da manhã, pelas pastorais das comunidades e festeiros da festa de NSMH 2023. Às 9h30min aconteceu a missa de Corpus Christi, seguida da procissão, que iniciou na igreja seguiu por volta da praça e encerrou no Santuário, onde ocorreu a benção final com a presença do reitor e pároco, padre Maxssuel da Rosa Mendonça, e dos vigários padre Marcos Leghani e padre Rafael Borges.

Em Araranguá procissão ocorreu no entorno da Praça Hercílio Luz, em frente ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens

Sombrio

Em Sombrio, por volta de 5 horas da manhã, também antes do raiar do sol, a comunidade católica iniciou a confecção dos tapetes de Corpus Christi, que foram montados ao longo da avenida Getúlio Vargas, entre à frente da Igreja Matriz e à rua Antônio da Rosa.

Às 9h30min o pároco, padre Fábio Roque, iniciou a celebração da missa na Igreja Matriz, com procissão sobre os tapetes, seguindo até o bairro Raizeira, onde ocorreu a benção final.

 

Balneário Gaivota

Em Balneário Gaivota, desde a madrugada, os fiéis católicos enfeitaram com tapetes coloridos de serragem e flores, o trecho que vai desde a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Parto até a avenida Santa Catarina.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Eles chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem de Jesus.

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Balneário Gaivota ofereceu apoio à iniciativa.

Desde a madrugada, os fiéis católicos enfeitaram com tapetes coloridos de serragem e flores as ruas centrais de Balneário Gaivota

Turvo

Em Turvo, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Oração, localizada no centro do Município, a missa de Corpus Christi foi presidida pelo Frei Gerson, iniciando às 9h30min, antes da procissão sobre os tapetes.

Como nos outros municípios da Região, em Turvo a comunidade católica iniciou a confecção dos tapetes nas primeiras horas da manhã, saindo da Igreja Matriz e passando pelas ruas centrais do município, no entorno do templo religioso.

Após a procissão ocorreu a benção final.

Em Turvo a comunidade católica iniciou a confecção dos tapetes nas primeiras horas da manhã, nas ruas do entorno da Igreja Matriz

Arroio do Silva

Em Balneário Arroio do Silva não foram confeccionados tapetes de Corpus Christi, mas a comunidade católica levou pétalas de rosas, que foram jogadas durante a passagem do Santíssimo, em procissão pelas ruas no entrono da Igreja, iniciando pela Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Às 15 horas teve missa com o pároco, padre Rodrigo Cristóvão Emerim, iniciando a procissão, que também teve a benção religiosa no final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.