Pela 14ª temporada, Fillipe Hilário Borges, chefe de Serviço de Patrimônio e Almoxarifado do Samae de Araranguá, está atuando como guarda-vidas civil voluntário. Ele realizou cursos e avaliações habilitando-se para atuar, de forma temporária, na Operação Veraneio 2022/2023.
Entre suas atribuições como guarda-vidas civil voluntário constam orientação e salvamento de banhistas e turistas de Balneário Morro dos Conventos. “É uma alegria imensa integrar a equipe que, durante a Operação Verão, tem a missão de contribuir para proporcionar maior segurança aos banhistas e visitantes”, revela Filippe, que é morador do bairro Coloninha e tem 35 anos de idade.
Como continua trabalhando no Samae, ele atua como guarda-vidas civil aos sábados, domingos e feriados: “Lá na orla de Balneário Morro dos Conventos eu e meus colegas atuamos das 8 às 20 horas, mas nos intercalamos para dispor do intervalo de uma hora e meia para refeição. A movimentação na praia é intensa. Nesta temporada muitos turistas e veranistas de outras cidades e estados estão nos visitando, o que aumenta nosso compromisso e requer permanente atenção”, comenta.
Em Araranguá, Filippe classificou-se na segunda posição do curso geral de preparação. Além disso, para ser um guarda-vidas civil voluntário é necessário possuir idade acima de 18 anos, estar apto fisicamente, ser aprovado em exame toxicológico e teste de aptidão física, que inclui corrida e natação. Em Santa Catarina, a Operação Veraneio segue até o dia 9 de abril de 2023.