Secretaria de Saúde de Araranguá disponibiliza o ‘Teste da Mãezinha’

O teste é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas, na rua Irineu Bornhausen, n° 26, centro

Você conhece o ”Teste da Mãe Catarinense ou Teste da Mãezinha”? Ainda não? Então nos acompanhe nesta matéria, para saber tudo sobre este teste que é disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Araranguá e que ainda é uma novidade para muitas mães.

Este é um exame feito a partir da gota de sangue coletada no primeiro trimestre de gestação, para saber se a gestante é portadora de alguma doença sanguínea. O nome do exame é eletroforese de hemoglobina, conhecido como Teste da Mãe Catarinense ou Teste da Mãezinha.

O seu procedimento é bem simples, com apenas um furinho no dedo é coletado algumas gotas de sangue que servirão para detectar hemoglobinopatias, como a anemia falciforme – em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice, causando dor e lesão de órgãos. Até mesmo, infecção e parto prematuro.

As pacientes com traço falciforme são gestantes de risco e que também, podem transmitir o traço da doença ou até mesmo, a própria anemia falciforme para feto. Desta forma, o objetivo do teste é detectar a doença precocemente nas gestantes.

O tratamento da falciforme deve ser realizado por toda a vida, porque estes pacientes podem apresentar infecções frequentes, e é feito com o uso de medicamentos.

Araranguá atende em média de 30 a 40 gestantes mensalmente. Então mamães, não deixem de fazer este teste, ele é muito importante para você e para o seu bebê.

O teste é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Atualmente, ele é realizado na sala localizada na rua Irineu Bornhausen, n° 26, centro – próximo ao terminal rodoviário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.