Samae dá dicas de economia de água em atividades do dia a dia

Açude Belinzoni, manancial natural que abastece a ETA III. Samae de Araranguá pede que população use água de maneira racional e responsável

Araranguá

O verão iniciou em 21 de dezembro e segue até 20 de março. E, neste período, as cidades do litoral recebem aporte de turistas e veranistas, crescendo substancialmente. Em Araranguá, não é diferente. Esta sazonalidade – agregada às altas temperaturas – aumenta o consumo de água. Veja algumas dicas do Samae para fazer o consumo racional deste precioso líquido:

– Não utilize mangueira e vassoura para lavar calçadas. Este é um hábito que gera um grande consumo de água: em 15 minutos podem ser gastos até 279 litros. A dica é utilizar vassoura e balde.

– Uma torneira gotejando pode desperdiçar 48 litros de água por dia. Se o fluxo de água formar um filete, o desperdício pode ficar entre 180 e 750 litros por dia.

– Priorize o uso de panos e baldes na hora de lavar seu carro. Fazendo isto com uma mangueira, estima-se que, em 30 minutos, sejam consumidos até 560 litros de água.

– Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

– Um banho de ducha de 15 minutos, com o chuveiro meio aberto, gasta cerca de 135 litros de água. No fim do mês, isso é quase 50% do consumo total de água de uma residência. Mas, com algumas dicas simples, o consumo de cada banho pode cair para 45 litros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.