Araranguá
O verão iniciou em 21 de dezembro e segue até 20 de março. E, neste período, as cidades do litoral recebem aporte de turistas e veranistas, crescendo substancialmente. Em Araranguá, não é diferente. Esta sazonalidade – agregada às altas temperaturas – aumenta o consumo de água. Veja algumas dicas do Samae para fazer o consumo racional deste precioso líquido:
– Não utilize mangueira e vassoura para lavar calçadas. Este é um hábito que gera um grande consumo de água: em 15 minutos podem ser gastos até 279 litros. A dica é utilizar vassoura e balde.
– Uma torneira gotejando pode desperdiçar 48 litros de água por dia. Se o fluxo de água formar um filete, o desperdício pode ficar entre 180 e 750 litros por dia.
– Priorize o uso de panos e baldes na hora de lavar seu carro. Fazendo isto com uma mangueira, estima-se que, em 30 minutos, sejam consumidos até 560 litros de água.
– Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
– Um banho de ducha de 15 minutos, com o chuveiro meio aberto, gasta cerca de 135 litros de água. No fim do mês, isso é quase 50% do consumo total de água de uma residência. Mas, com algumas dicas simples, o consumo de cada banho pode cair para 45 litros.