Rolando Christian Coelho | PT pode lançar nome novo a estadual na região

PT pretende lançar um candidato a deputado federal e um a estadual por nossa região ano que vem

Rolando Christian Coelho, 28/10/2021

PT pode lançar nome novo a estadual na região

Partidos dos Trabalhadores vinha trabalhando internamente o lançamento da pré-candidatura à Assembleia Legislativa da suplente de vereadora Sayonara Araújo, de Araranguá. Ela já foi candidata a estadual em 2018 e acabou surgindo como nome natural da sigla para a disputa do ano que vem. Sayonara, no entanto, comunicou oficialmente ao partido, em caráter irrevogável, que não será candidata.

Por conta disto os olhares do PT se voltaram, novamente, para o vereador Jair Anastácio, vice-presidente da Câmara Municipal de Araranguá. Todavia, por enquanto, ele prefere não assumir explicitamente a condição de pré-candidato, e liberou o partido para prospectar outros nomes com vistas à Assembleia.

O novo cenário posto no PT acabou fazendo com que dois outros nomes surgissem no processo de discussão interna: o do engenheiro ambiental araranguaense Eduardo Martinello, e o do policial civil sombriense Glauter Soares. Ambos disputaram o cargo de vereador por seus municípios na eleição do ano passado.

No que diz respeito à geografia política, várias lideranças petistas acreditam que a candidatura de Glauter seja mais interessante para o partido, já que o advogado Ozair Banha da Silva, que é de Araranguá, concorrerá à Câmara Federal.

Sendo assim, o PT teria a oportunidade de lançar um candidato a federal por Araranguá e um estadual por Sombrio, o que daria mais capilaridade eleitoral ao partido diante das eleições do ano que vem em nossa região.

Seis partidos de esquerda querem formar grupo em SC

Em nível estadual, o PT vem discutindo as eleições do ano que vem, de forma concomitante, com outros cinco partidos de esquerda. Em reuniões quinzenais, a legenda vem se reunindo com PDT, PSB, PCdoB, Rede e Psol. A intenção é amalgamar um único grupo, que banque uma única chapa majoritária, composta por aqueles nomes que mais se ressaltem no cenário catarinense, com vistas à 2022.

O projeto, no entanto, conta com alguns entraves. Em nível nacional, por exemplo, o ex-presidente Lula da Silva (PT) deverá disputar a Presidência da República, a exemplo do ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT). Já em nível estadual, Décio Lima é pré-candidato ao governo pelo PT, a exemplo de Fernando Coruja, que o é pelo PDT.

Afora isto, há a intenção de Jorge Boeira de migrar para o PSB, de olho, também, numa candidatura ao governo catarinense. Resumo da ópera: a colcha de retalhos não é pequena.

PT pretende lançar federal e estadual pela região

Em nossa região, o PT tem um projeto bastante claro: quer lançar um candidato a federal e um a estadual, de modo a promover um palanque bastante robusto para a candidatura de Lula da Silva à presidência.

Em princípio, o partido também aposta em uma candidatura própria ao governo, através do nome de Décio Lima, que é o presidente estadual da legenda. Por conta das conversações que o PT vem mantendo com outras cinco legendas de esquerda, no entanto, há possibilidade de que o partido tenha que apoiar um candidato de outro partido ao governo.

Internamente este assunto não tem feito parte das discussões petistas, que segue firme com o projeto de lançar Décio Lima como candidato a governador. Os rumores dando conta de que isto poderá não se consolidar, todavia, já começam a aflorar.

Glauter Soares seria fato novo interessante pelo PT

A viabilização da candidatura do policial sombriense Glauter Soares, a deputado estadual pelo PT, ano que vem, seria um fato novo bastante interessante para o partido na região. Glauter foi o sexto candidato a vereador mais votado de Sombrio ano passado, tendo feito mais votos do que seis vereadores eleitos. Todavia, o PT não conseguiu alcançar legenda para emplacar um dos seus.

O bom resultado alcançado por Glauter nas urnas, no entanto, demonstrou que ele possui potencial eleitoral. Afora isto, trata-se de um nome novo no processo, que é justamente o que o PT precisa para reoxigenar seus ânimos, depois de quase vinte anos de desgastes acumulados pelas gestões presidenciais de Lula, Dilma Rousseff, e os consequentes escândalos que envolveram líderes nacionais do partido.

Cancelamento de Décio Lima gera especulações quanto a Boeira

E o cancelamento da agenda de Décio Lima a nossa região, amanhã, acabou gerando uma série de especulações nos bastidores do PT. O partido trata a candidatura de Décio ao governo como certa, já que ela vem sendo trabalhada há mais de dois anos.

O problema é que são fortes os rumores dando conta que o PT terá que ceder a cabeça de chapa na disputa pelo governo em vários Estados, de modo a garantir o apoio de outras siglas de esquerda ao projeto presidencial de Lula da Silva.

Em Santa Catarina, supostamente, este apoio teria que ser manifestado ao PSB, que está levando o ex-deputado federal Jorge Boeira para suas fileiras, justamente para disputar o governo. Vale lembrar que Décio cancelou roteiros em várias outras regiões do Estado. Isto foi interpretado como uma desaceleração de sua pré-campanha, com vistas a possíveis acertos com o PSB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.