Rolando Christian Coelho, 05/08/2021
Motinha confirma que pode ir para o Podemos
Ex-vereador de Araranguá, Marco Antônio Mota, o Motinha, que deixou recentemente o MDB e está sem partido, conformou que seu futuro político pode passar pelo Podemos, com vista a disputa por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa.
A legenda é comandada no Estado pelo ex-deputado federal Paulinho Bornhausen, que deverá disputar o Senado Federal, através da eleição do ano que vem.
Hoje, Motinha terá encontro com integrantes da sigla, em Florianópolis, justamente para discutir a possibilidade de sua filiação.
O ex-vereador confirma que tem conversado bastante com lideranças estaduais do partido, mas ressalta que não está nada definido, “ainda”.
Mesmo antes de deixar o MDB, Motinha vinha conversando bastante com o ex-deputado estadual Gelson Merisio, que disputou o Governo do Estado pelo PSD em 2018 e hoje está filiado ao PSDB.
Num primeiro momento se prospectou a possibilidade, até mesmo, de Motinha disputar a Assembleia Legislativa pelo ninho tucano. Em nossa região, no entanto, os trabalhos do PSDB têm convergido para o nome do ex-vice-prefeito de Meleiro, Rogildo Bordignon, para este embate.
Neste contexto, cabe ressaltar que Merisio mantém uma fina sintonia com o Podemos e com Paulinho Bornhausen, o que explica o interesse da legenda em Motinha.
Democratas de Sombrio conquista ambulância para o município
Comitiva do Democratas de Sombrio manteve audiência com o secretário de Estado da Saúde, André Mota, em Florianópolis, ocasião em que as lideranças do partido requereram uma ambulância para o município.
Em princípio, André Mota referendou o pedido, se comprometendo em atendê-lo. O grupo aproveitou a ida a capital para estreitar relações com o deputado estadual Ricardo Alba (PSL), nome cotado para integrar as fileiras do Democratas na disputa estadual do ano que vem.
Dentre os integrantes da comitiva estava o presidente da Câmara de Sombrio, Gean Albino, o secretário executivo do legislativo, Gleison Martins, o assessor jurídico do partido, Lucas Debus e o coordenador regional da legenda, Teco Silvério.
Reforma da Previdência gera protestos em frente à Assembleia
Votação da reforma da previdência catarinense fez com que os ânimos ficassem esquentados, ontem, no entorno da Assembleia Legislativa. Servidores estaduais, especialmente professores, tentaram invadir o parlamento catarinense durante a votação.
Ainda assim o governo conseguiu aprovar a reforma com 30 dos 40 votos dos parlamentares. Basicamente, a reforma aumenta o tempo de serviço para a conquista da aposentadoria, o que, obviamente, ninguém quer.
Único representante de nossa região na Assembleia Legislativa, deputado estadual José Milton Scheffer (PP) votou a favor da reforma, sob o argumento que ela é a única garantia de que os servidores terão uma aposentadoria segura. “Sem a reforma Santa Catarina quebraria, como tantos outros Estados já quebraram”, ressaltou.
Prefeito de Meleiro quer Conselho de Ética na Amesc
Prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), diz que só voltará a participar das reuniões da Amesc caso a entidade crie um Conselho de Ética. Até lá, ressalta que o município será representado nas aludidas reuniões através do vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, o popular Cotoco (PL).
Em princípio, a posição de Eder deriva de um descontentamento pessoal em relação ao prefeito de Turvo, Sandro Cirimbeli (PP).
É que Eder tentou buscar parceria com a municipalidade de Turvo para construir uma ponte entre a localidade de Boa Vista, em Meleiro, e Nova Esperança, em solo turvense. Eder Mattos sugeriu que cada município arcasse com 50% do custo da obra, mas esta ideia não prosperou num primeiro momento.
Conselho, conforme Eder, serviria para normatizar conduta dos prefeitos
Depois de algumas reuniões para tratar da referida ponte entre Meleiro e Turvo, em não havendo evolução do tema, Eder Mattos ressaltou que, se fosse o caso, seu município bancaria a obra sozinho, com o auxílio de emendas parlamentares.
Na defensiva, Sandro Cirimbelli ressaltou que o projeto da ponte careceria de uma melhor analise. Eder interpretou esta posição como algo ofensivo.
Através de sua assessoria, Eder Mattos se disse ofendido com a afirmação de Sandro Cirimbelli, já que ela teria sido feita de forma pública. “Ficou interpretado que o prefeito de Meleiro não estaria agindo com lisura, o que não é uma verdade”, ressaltou nota da assessoria de comunicação do prefeito.
Eder quer, agora, a criação de um Conselho de Ética na Amesc para normatizar a conduta de seus pares.