Rolando Christian Coelho, 07/12/2021
MDB tentará entendimento entre pré-candidatos
Executiva do MDB catarinense se reuniu ontem à tarde para discutir, mais uma vez, as prévias do partido, que objetivam escolher o candidato da legenda ao Governo do Estado. Também participaram da reunião vários deputados filiados à sigla.
Em princípio, as prévias permanecem marcadas para o dia 19 de fevereiro. A diferença, agora, é que se abriu a possibilidade de que os três pré-candidatos do partido entrem em consenso, antes disto, para indicar quem será o nome da sigla para disputar o governo catarinense. Em princípio, estão inscritos como pré-candidatos o senador Dário Berger, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e o deputado federal Celso Maldaner.
A briga interna, na verdade, está entre Antídio e Dário, pois Celso Maldaner já tem feito declarações internas de apoio ao prefeito de Jaraguá do Sul. Em agosto, assessores de Antídio chegaram a anunciar a formação de uma chapa pura do MDB, com ele concorrendo ao governo, tendo Maldaner como seu candidato a vice e Dário Berger disputando novamente o Senado.
O lançamento desta chapa, no entanto, acabou não sendo confirmada por Dário Berger. Na ocasião conversei com uma fonte que estava presente a reunião que selou este acordo. De acordo com ela, a chapa de fato chegou a ser montada, mas no dia seguinte Dário teria sido pressionado pela ala mais a esquerda do MDB a não levar o assunto adiante, e tudo voltou à estaca zero.
É muito provável que o nome de Antídio seja referendado antes mesmo do dia 19 de fevereiro. Trata-se do candidato com mais poder de fogo junto a outras legendas, como o PSD, PSDB, Podemos e União Brasil. Reúne as melhores condições de reorganizar a extinta tríplice aliança, idealizada e colocada em prática pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB).
PSD do Sul vai se reunir regionalmente no sábado
PSD do Sul do Estado irá se reunir no sábado, em Criciúma, em um evento de confraternização que marcará o encerramento das atividades de 2021, ocasião em que também serão prospectados os passos do partido para 2022.
A confraternização deverá contar com a presença do ex-governador Raimundo Colombo, do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e também do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, todos pré-candidatos ao Governo do Estado.
Líderes regionais, como o deputado federal Ricardo Guidi e o deputado estadual Júlio Garcia também estarão presentes, a exemplo de prefeitos, vice e vereadores ligados a sigla no Sul catarinense, o que inclui a região da Amesc.
Ex-prefeito Zênio Cardoso deve voltar à ativa política em 2022
Ex-prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso (MDB), diz que tem acompanhando os desdobramentos políticos em nível local e regional, “apenas pelas páginas dos jornais”. Depois de oito anos comandando o município, Zênio diz que tem utilizado 2021 para colocar a casa em ordem, no que diz respeito a sua vida na iniciativa privada.
“A família gerenciou muito bem nossos investimentos, mas aos poucos estou retomando a rotina que tinha antes de ser prefeito”, comenta. Para 2022, no entanto, Zênio Cardoso não esconde seu desejo de participar do processo eleitoral, colaborando, especialmente, no projeto do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), que deverá ser candidato a deputado estadual.
Turismo na região já é realidade, mas falta infraestrutura
Extremo Sul Catarinense entrou definitivamente na rota do turismo nacional. Demorou, mas aconteceu. No entanto, nos falta infraestrutura, tanto emanada do poder público, quanto da iniciativa privada. Ainda não estamos preparados para a demanda. Nem para a atual, nem para a que está por vir.
Precisamos acelerar. Final de semana passado, por exemplo, fui com a família para um de nossos municípios “turísticos”. Sábado à noite não havia uma pizzaria aberta, sequer. De nossa parte, tranquilo, compreendemos. Mas quem vem do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, irá compreender? É preciso incentivar investimentos, pois do mesmo modo que os turistas aparecem, eles somem, e não voltam mais.
Adelírio Monteiro diz que está a disposição para 2024 em Praia Grande
Candidato a prefeito de Praia Grande ano passado, ex-vereador Adelírio Monteiro (MDB) diz que está a disposição de seu partido para um novo embate majoritário, caso a legenda entenda que este é o caminho a ser tomado.
Em 2020, Adelírio foi homologado como candidato a prefeito pelo MDB de afogadilho, mas mesmo assim conquistou 47,53% dos votos válidos. De acordo com ele, “se houvesse mais tempo para a preparação, talvez o final da história tivesse sido diferente”.
É justamente nesta preparação que o ex-vereador está apostando para 2024. Basicamente, caso o partido concorde, de forma bastante antecipada ele já estaria disposto a começar um trabalho junto às bases da sociedade para semear a ideia de uma nova candidatura a prefeito daqui a três anos.