Rolando Christian Coelho | Fichas de Amin e Jorginho estão em Bolsonaro

Senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello estão apostando na filiação de Bolsonaro a seus respcetivos partidos

Rolando Christian Coelho, 29/10/2021

Fichas de Amin e Jorginho estão em Bolsonaro

Dependendo do rumo que tomar, presidente Jair Bolsonaro poderá mudar futuro político do senador Esperidião Amin (PP), ou do senador Jorginho Mello (PL). Para disputar a reeleição, o presidente precisa estar filiado a um partido político, e dentre aqueles com quem ele tem conversado de forma muito próxima está o Progressistas, de Amin, e o PL, de Jorginho.

Por sentimento próprio, Bolsonaro optaria, sem dúvidas, pelo Progressistas, agremiação em que esteve filiado por duas décadas. Por pragmatismo, no entanto, ele pode optar pelo PL, legenda fortemente ligada ao setor empresarial e que sempre esteve muito próxima do PT em nível nacional. A filiação do presidente ao ninho liberal afastaria definitivamente a legenda do ex-presidente Lula da Silva, ajudando a enfraquecer o petista.

Por óbvio que ainda existe a possibilidade do presidente se filiar a uma terceira legenda, mas ela é bastante pequena. Neste momento, tudo converge para uma escolha entre o Progressistas e o PL.

Dependendo do caminho que tomar, Bolsonaro poderá mudar a história das eleições em Santa Catarina. Se optar pelo Progressistas, ele trará, de forma inevitável, Esperidião Amin para o cenário eleitoral de 2022 como candidato ao governo.

Amin, que não soube ler o que estava acontecendo no meio político em 2018, deixando de surfar na onda Bolsonaro, não perderá uma segunda chance. Sempre convém lembrar que em nosso Estado Jair Bolsonaro desfruta de boa reputação política, o que coloca o candidato ao governo catarinense por seu partido num patamar diferenciado. Esta mesma lógica serve para Jorginho Mello. Se Bolsonaro optar pelo PL, será Jorginho o candidato ao governo a ser visto de forma diferenciada, para melhor, pela média do eleitor catarinense.

Do outro lado da moeda, o grande problema de Amin será se Bolsonaro se filiar ao PL, e o grande problema de Jorginho, será se o presidente se filiar ao Progressistas. Bolsonaro no PL tira de cara Amin da disputa do ano que vem. Por sua vez, caso o presidente opte pelo Progressistas, Jorginho terá que fazer uma aliança branca com a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, o que, por tabela, poderia fortalecer a candidatura governamental progressista bancada por Esperidião Amin.

Moreira é confirmado em diretoria do BRDE

BRDE confirmou ontem nomeação do ex-governador Eduardo Moreira (MDB) para integrar uma de suas diretorias. A posse deve acontecer na próxima semana. A indicação de Moreira foi feita pelo governador Carlos Moisés da Silva, parte de uma articulação para aproximar o MDB de sua gestão, com vistas a um projeto único em 2022. O convite para Moisés se filiar ao MDB, no entanto, ainda não aconteceu. Por sua vez, o senador Esperidião Amin (PP) já convidou o governador para se filiar a seu partido.

Carlos Moisés, no entanto, diz que a decisão quanto a sua filiação com vistas à reeleição será tomada apenas ano que vem. Em relação a Moreira, mesmo indicado para o BRDE, ele diz que manterá sua pré-candidatura a deputado estadual para as eleições que se avizinham.

União Brasil da região afina ponteiros com cúpula estadual

Coordenador regional do futuro União Brasil, empresário sombriense Teco Silvério, se reuniu ontem em Florianópolis com o prefeito Gean Loureiro, que irá presidir a legenda em nível estadual. O União Brasil é fruto da fusão do PSL com o Democratas, ocorrido no último dia 6, estando em processo de homologação junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com Teco, Gean confirmou a realização de um encontro estadual do novo partido no dia 10 de novembro, em princípio, com a presença do atual presidente do PSL, Luciano Bivar, e do presidente do Democratas, ACM Neto, que serão, respectivamente, os futuros presidente e vice do União Brasil em nível federal. A partir de então, o partido começará a ser montado em todos os municípios de nossa região.

Empresário Rogério Paim se filia ao PL de Turvo

Empresário turvense Rogério Paim, forte liderança local, se filiou ao PL, a convite do ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, que é pré-candidato pela legenda a deputado estadual. De acordo com o advogado sombriense André Fernandes, que coordena o PL em nível regional, “a filiação de Paim é mais um passo dado no sentido de fortalecer o partido no Extremo Sul com vistas às eleições do ano que vem”.

Conforme o coordenador, o PL está fortemente imbuído da vontade de eleger o senador Jorginho Mello como novo governador do Estado, “e isto passa pelo aumento da capilaridade eleitoral do partido, através de filiações importantes, como a de Rogério Paim”. Especificamente em nossa região, o PL deverá lançar o ex-vereador de Araranguá, Igor Batista Gomes, como candidato a deputado federal.

PTB promoverá encontro hoje em Gaivota com quatro deputados

Presidente do PTB catarinense, deputado estadual Kennedy Nunes, está desde ontem em nossa região promovendo uma série de encontros políticos, e participando, também, de entrevistas e outros compromissos sociais. Hoje ele estará em Sombrio durante o dia e a noite participará de um grande evento promovido por seu partido em Balneário Gaivota. Deste encontro, também participarão os deputados estaduais Jessé Lopes, Felipe Estevam e Ana Campagnolo, todos filiados ao PSL, mas com os dois pés no PTB.

Em princípio, há uma franca disposição dos pesselistas de nossa região de migrar para o PTB de Kennedy Nunes. Em Ermo, por exemplo, todos os filiados do PSL firmaram acordo para migrar para o ninho petebista. A organização do encontro em Gaivota vem sendo feita pelo presidente do PTB local, Diego Nunes, e pelo líder partidário José Godinho Nunes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.