Rolando Christian Coelho | Eder Mattos pode assumir candidatura a deputado estadual

Prefeito de Meleiro se reunirá com o PL regional para discutir possível candidato sua à Assembleia Legislativa

Rolando Christian Coelho, 25/03/2022

Eder Mattos pode assumir candidatura a deputado estadual

Prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), tem sido pressionado pela cúpula estadual e regional de seu partido para assumir uma candidatura à Assembleia Legislativa. A convergência em relação a Eder se deu depois que o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, confirmou que deixaria o PL para se filiar ao União Brasil, objetivando a disputa por uma cadeira no parlamento catarinense.

O prefeito de Meleiro, aliás, já estava elencado para ser um dos coordenadores da campanha de Márcio Búrigo em nossa região.

Eder já foi candidato a estadual pelo PL em 2014, ocasião em que se dispôs a esta empreitada para ajudar o então deputado federal Jorginho Mello a consolidar o partido no Estado, contribuindo também para o projeto de reeleição do atual senador naquela ocasião.

O histórico de relação política entre Eder, Jorginho e o PL acabou sendo o agente catalizador natural, neste momento, para que o prefeito fosse convocado para disputar novamente o parlamento catarinense.

Ontem, Eder e Jorginho Mello, que disputará o Governo do Estado, mantiveram longa conversa a este respeito. O senador insistiu na tese de que o prefeito deva renunciar a seu mandato para disputar à Assembleia.

Ressaltou o que ele considera ser um ótimo momento para o partido, e enfatizou a importância da participação de Eder Mattos como candidato por nossa região, para ajudar a consolidar o projeto da legenda aqui no Extremo Sul.

Vale lembrar que o PL, além da candidatura de Jorginho Mello ao governo, também abrigará a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. É especulada, ainda, a possível entrada do empresário Luciano Hang no partido para disputar o Senado Federal.

Por ora, Eder Mattos não disse nem que sim, nem que não, em relação ao que ele tem classificado de “convocação partidária”. O prefeito diz ter sido tomado de surpresa, “tanto pela saída de Márcio Búrigo do PL, quanto pela convocação que está sendo feita”, para que ele assuma uma candidatura à Assembleia Legislativa.

Em meio a pressão, Eder diz que irá solicitar a convocação de uma reunião regional da legenda para discutir o assunto com as principais lideranças regionais da legenda.

Eder teria que renunciar até o dia 2 de abril

Para disputar a Assembleia Legislativa, o prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), teria que renunciar seu mandato até o próximo dia 2 de abril, assunto este que em nenhum momento vinha sendo tratado nos bastidores da política regional.

Este tema somente entrou em pauta a partir de ontem, quando foi efetivamente confirmado que o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, iria deixar o PL para se filiar ao União Brasil, objetivando disputar o parlamento estadual. “É tudo muito recente. Precisamos esfriar a cabeça e pensarmos com calma uma alternativa plausível para esta situação.

Temos que nos reunir regionalmente para discutir o assunto”, comenta o prefeito de Meleiro. Caso ele renuncie, quem assume em seu lugar é o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que também é filiado ao PL.

Fato do vice de Eder ser filiado ao PL facilita articulação

O fato de o vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz, ser filiado ao PL, é um dos fatores que faz aumentar a pressão sobre Eder Mattos, para que ele assuma uma candidatura a deputado estadual. Na prática, o partido não deixaria de administrar a Prefeitura Municipal, mesmo com a renúncia do titular.

Afora isto, o PL ainda teria aumentada suas chances de ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa, diante de uma possível eleição de Eder Mattos. Esta conjuntura acaba aumentando cada vez mais a pressão para que o prefeito de Meleiro aceite o que ele próprio tem chamado de “convocação”, para disputar a Assembleia.

“Estou entre a cruz e a espada, mas não vou tomar nenhuma decisão sem uma ampla avaliação do cenário. Meu compromisso, neste momento, é com a gestão municipal”, comentou. Mesmo que não seja candidato, Eder será chamado para campanha estadual

Em princípio, as circunstâncias que envolvem o prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), somente serão resolvidas através de duas opções. A primeira é com ele renunciando ao mandato e assumindo uma candidatura à Assembleia.

A segunda é com ele ajudando a construir um cenário que aponte para um nome viável, preferencialmente de nossa região, para disputar a Assembleia pelo PL. Vale lembrar que, com a saída de Márcio Búrigo, o PL praticamente ficou sem candidato a deputado estadual pela região de Criciúma, como também por nossa região.

Nestas duas regiões a única candidatura posta é a do já deputado estadual criciumense Jessé Lopes, que ingressou no partido há poucos dias, oriundo do PSL. Jessé, no entanto, está longe de representar a média do pensamento dos simpatizantes do PL do Sul do Estado.

Agora, missão do PL é também neutralizar Búrigo e Gean Loureiro

A pressão de Jorginho Mello sobre Eder Mattos, para que ele assuma uma candidatura de deputado estadual pelo PL, não é casual. Além de conhecer o potencial eleitoral do prefeito, o senador sabe que Eder acabaria se integrando ao grupo de articulares de sua campanha ao Governo do Estado, colaborando para sua melhor estruturação no Sul catarinense.

Afora isto, Eder ajudaria a neutralizar os planos do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União), tanto na região de Criciúma, quanto na nossa região. Gean também é pré-candidato ao governo, e conta, agora, com dois pré-candidatos a estadual: Márcio Búrigo, em Criciúma, e Ricardo Ghellere, em Araranguá. A candidatura de Eder se destinaria, também, a obstruir o avanço de Loureiro no Sul catarinense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.