Rolando Christian Coelho | Eder Mattos pode assumir candidatura a deputado estadual

Prefeito de Meleiro se reunirá com o PL regional para discutir possível candidato sua à Assembleia Legislativa

Rolando Christian Coelho, 25/03/2022

Eder Mattos pode assumir candidatura a deputado estadual

Prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), tem sido pressionado pela cúpula estadual e regional de seu partido para assumir uma candidatura à Assembleia Legislativa. A convergência em relação a Eder se deu depois que o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, confirmou que deixaria o PL para se filiar ao União Brasil, objetivando a disputa por uma cadeira no parlamento catarinense.

O prefeito de Meleiro, aliás, já estava elencado para ser um dos coordenadores da campanha de Márcio Búrigo em nossa região.

Eder já foi candidato a estadual pelo PL em 2014, ocasião em que se dispôs a esta empreitada para ajudar o então deputado federal Jorginho Mello a consolidar o partido no Estado, contribuindo também para o projeto de reeleição do atual senador naquela ocasião.

O histórico de relação política entre Eder, Jorginho e o PL acabou sendo o agente catalizador natural, neste momento, para que o prefeito fosse convocado para disputar novamente o parlamento catarinense.

Ontem, Eder e Jorginho Mello, que disputará o Governo do Estado, mantiveram longa conversa a este respeito. O senador insistiu na tese de que o prefeito deva renunciar a seu mandato para disputar à Assembleia.

Ressaltou o que ele considera ser um ótimo momento para o partido, e enfatizou a importância da participação de Eder Mattos como candidato por nossa região, para ajudar a consolidar o projeto da legenda aqui no Extremo Sul.

Vale lembrar que o PL, além da candidatura de Jorginho Mello ao governo, também abrigará a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. É especulada, ainda, a possível entrada do empresário Luciano Hang no partido para disputar o Senado Federal.

Por ora, Eder Mattos não disse nem que sim, nem que não, em relação ao que ele tem classificado de “convocação partidária”. O prefeito diz ter sido tomado de surpresa, “tanto pela saída de Márcio Búrigo do PL, quanto pela convocação que está sendo feita”, para que ele assuma uma candidatura à Assembleia Legislativa.

Em meio a pressão, Eder diz que irá solicitar a convocação de uma reunião regional da legenda para discutir o assunto com as principais lideranças regionais da legenda.

Eder teria que renunciar até o dia 2 de abril

Para disputar a Assembleia Legislativa, o prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), teria que renunciar seu mandato até o próximo dia 2 de abril, assunto este que em nenhum momento vinha sendo tratado nos bastidores da política regional.

Este tema somente entrou em pauta a partir de ontem, quando foi efetivamente confirmado que o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, iria deixar o PL para se filiar ao União Brasil, objetivando disputar o parlamento estadual. “É tudo muito recente. Precisamos esfriar a cabeça e pensarmos com calma uma alternativa plausível para esta situação.

Temos que nos reunir regionalmente para discutir o assunto”, comenta o prefeito de Meleiro. Caso ele renuncie, quem assume em seu lugar é o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que também é filiado ao PL.

Fato do vice de Eder ser filiado ao PL facilita articulação

O fato de o vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz, ser filiado ao PL, é um dos fatores que faz aumentar a pressão sobre Eder Mattos, para que ele assuma uma candidatura a deputado estadual. Na prática, o partido não deixaria de administrar a Prefeitura Municipal, mesmo com a renúncia do titular.

Afora isto, o PL ainda teria aumentada suas chances de ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa, diante de uma possível eleição de Eder Mattos. Esta conjuntura acaba aumentando cada vez mais a pressão para que o prefeito de Meleiro aceite o que ele próprio tem chamado de “convocação”, para disputar a Assembleia.

“Estou entre a cruz e a espada, mas não vou tomar nenhuma decisão sem uma ampla avaliação do cenário. Meu compromisso, neste momento, é com a gestão municipal”, comentou. Mesmo que não seja candidato, Eder será chamado para campanha estadual

Em princípio, as circunstâncias que envolvem o prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), somente serão resolvidas através de duas opções. A primeira é com ele renunciando ao mandato e assumindo uma candidatura à Assembleia.

A segunda é com ele ajudando a construir um cenário que aponte para um nome viável, preferencialmente de nossa região, para disputar a Assembleia pelo PL. Vale lembrar que, com a saída de Márcio Búrigo, o PL praticamente ficou sem candidato a deputado estadual pela região de Criciúma, como também por nossa região.

Nestas duas regiões a única candidatura posta é a do já deputado estadual criciumense Jessé Lopes, que ingressou no partido há poucos dias, oriundo do PSL. Jessé, no entanto, está longe de representar a média do pensamento dos simpatizantes do PL do Sul do Estado.

Agora, missão do PL é também neutralizar Búrigo e Gean Loureiro

A pressão de Jorginho Mello sobre Eder Mattos, para que ele assuma uma candidatura de deputado estadual pelo PL, não é casual. Além de conhecer o potencial eleitoral do prefeito, o senador sabe que Eder acabaria se integrando ao grupo de articulares de sua campanha ao Governo do Estado, colaborando para sua melhor estruturação no Sul catarinense.

Afora isto, Eder ajudaria a neutralizar os planos do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União), tanto na região de Criciúma, quanto na nossa região. Gean também é pré-candidato ao governo, e conta, agora, com dois pré-candidatos a estadual: Márcio Búrigo, em Criciúma, e Ricardo Ghellere, em Araranguá. A candidatura de Eder se destinaria, também, a obstruir o avanço de Loureiro no Sul catarinense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.