Rolando Christian Coelho | Deputados do PSD declaram apoio a Gean Loureiro

Gean Loureiro, do União Brasil, quer montar aliança com PSD, Progressistas e PSDB

Rolando Christian Coelho, 28/04/2022

Deputados do PSD declaram apoio a Gean Loureiro

PSD estadual começa a convergir para o nome do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do União Brasil, no que diz respeito a disputa pelo Governo do Estado neste ano.

Os deputados estaduais da legenda já estão com Gean, depois de uma articulação desencadeada principalmente por Júlio Garcia.

O único estadual pessedista que ainda não declarou apoio a Gean Loureiro foi o presidente da legenda, Milton Hobus, que, por ora, defende a candidatura de Raimundo Colombo ao governo. É sabido, no entanto, que Colombo quer mesmo é disputar o Senado Federal.

Para adiar aquilo que já é sacramentado, Hobus agendou para o próximo dia 9 de maio encontro do partido para discutir oficialmente o tema.

O PSD e o União Brasil também têm conversado com o Progressistas e com o PSDB. A intenção é a formação de uma grande aliança de centro direita para disputar o governo catarinense.

Esta articulação é muito ruim para Antídio Lunelli, que é o pré-candidato oficial do MDB ao governo, e que almeja, ao menos, ter: ou União Brasil, ou PSD ou PSDB ao seu lado. Com a pré-candidatura de Loureiro sendo reforçada pelo PSD, este não abrirá mão de disputar a governadoria, e, provavelmente, acabará levando o Progressista a reboque. Com sorte, pode ser que sobre o PSDB para Antídio. Este, pelo menos, é o cenário atual.

Mas se os fatos em decurso são ruins para Antídio Lunelli, eles são péssimos para Jorginho Mello (PL), já que a maioria do grupo que está orbitando a pré-candidatura de Gean Loureiro é o sonho de consumo do senador. Jorginho precisa, no mínimo, do Progressistas, para viabilizar seu projeto de chegar ao segundo turno.

Lá a história é outra.
Em relação a Lunelli, há um alento. Alguns deputados estaduais do partido já começam a se movimentar em seu sentido. A suplente de senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), também declarou apoio a ele. Mesmo movimento feito pelo MDB do Norte do Estado.

Esta situação, por óbvio, é muito ruim para Carlos Moisés, cujas fichas, neste momento, estão todas apostadas, de forma bastante ingênua, no MDB.

Milton Hobus quer evitar o inevitável

Em relação ao PSD, o fato é o que o presidente da legenda, deputado Milton Hobus, quer evitar o inevitável. O partido não conseguirá emplacar um candidato ao governo com reais chances de eleição. A única chance de isto acontecer seria com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, isto se no mesmo barco estive o Progressista, ou o PSDB, concorrendo como vice, e ainda o empresário Luciano Hang disputando o Senado.

Afora isto, o PSD não conseguirá ser ponto gravitacional para encabeçar uma majoritária com chances de vitória. A tendência natural é ir com Gean Loureiro, ou com Antídio Lunelli. Com Gean, a tendência é que a aliança partidária seja maior, pois as mágoas que envolvem os interessados são menores. O Progressistas, por exemplo, apoiaria Gean, mas não apoiaria Antídio.

Boeira manifesta interesse direto por candidatura ao Senado

Ex-deputado federal Jorge Boeira (PDT) decidiu que vai postular uma candidatura ao Senado Federal pela Frente Democrática. O PDT vem sendo mapeado para disputar a vice-governadoria, ou o Senado, pela Frente, que é um grupo de oito partidos de esquerda que deverão disputar as eleições deste ano unidos em Santa Catarina. Esta, pelo menos, é a tese.

Em um primeiro momento, Boeira havia declarado que o espaço que fosse cedido ao PDT, na majoritária, estaria de bom tamanho.

Ontem, no entanto, o ex-deputado ressaltou que pretende postular a vaga de candidato a senador. Em princípio, Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB), são os nomes preferenciais da Frente para disputar o Governo do Estado. Se for acertada uma dobradinha ao governo e a vice entre os dois, o caminho de Boeira para disputar o Senado estará livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.