Rolando Christian Coelho | César pode se consagrar como maior líder do MDB

Prefeito de Araranguá, César Cesa, tem liderado lideranças do MDB de nossa região em favor do governador Carlos Moisés da Silva

Rolando Christian Coelho, 18/04/2022

César pode se consagrar como maior líder do MDB

Caso a articulação que objetiva indicar o MDB como candidato a vice do governador Carlos Moisés da Silva (Rep) dê certo, prefeito de Araranguá, César Cesa, deve se consagrar como o maior líder regional do partido. Muito antes da maioria dos prefeitos emedebistas se declarar favoravelmente ao projeto de reeleição do governador, César já manifestava simpatia por este encaminhamento. Num primeiro momento torcia para que Carlos Moisés se filiasse ao MDB, o que facilitaria, em muito, a vida do comandante de Estado.

Com obstruções na legenda, e superada esta fase, César Cesa convergiu para uma verdadeira cruzada interna, mobilizando especialmente os demais prefeitos do MDB de nossa região em direção a Carlos Moisés, independentemente do destino da filiação do governador.

Em janeiro, César Cesa conseguiu a assinatura de todos os cinco prefeitos do MDB aqui do Extremo Sul, assim como dos três vices, em um documento de manifestação de apoio à reeleição de Carlos Moisés. A região da Amesc, dentre todas do Estado, foi a primeira onde o MDB, pelo menos oficialmente, se declarou unido em torno do governador. Tudo articulado pelo prefeito araranguaense.

O fato é que a mobilização criada por César Cesa ganhou corpo, e estima-se que pelo menos dois terços dos prefeitos e vices do MDB já estejam no barco do governador. Os deputados estaduais da legenda falam em uma adesão de 80%.

Se a onda emedebista em favor de Carlos Moisés continuar, o pré-candidato oficial do partido ao governo, Antídio Lunelli, precisará sentar para negociar. Por enquanto ele mantém sua pré-candidatura, e não admite a possibilidade de sair da disputa. Antídio, no entanto, precisa dar respostas.

Precisa, no mínimo, apresentar uma chapa majoritária robusta, que conte com outras duas legendas de peso, para justificar suas pretensões. Ele só está se mantendo no processo porque tem a promessa desta composição. O mercado eleitoral, no entanto, precisa de nomes.

Precisa de uma chapa, aos moldes: Antídio ao governo, Gean Loureiro (União) a vice, e Raimundo Colombo (PSD) ao Senado, para enfrentar as pretensões de Carlos Moisés diante do MDB. Qualquer desdobramento fora deste paradigma não demoverão as bases do MDB da intenção de apoiar o governador.

Diego Pires acredita que Boeira será vice de Dário

Vereador araranguaense Diego Pires, que é pré-candidato pelo PDT à Câmara Federal, acredita que o ex-deputado federal Jorge Boeira (PDT) acabará disputando a vaga de candidato a vice-governador, em uma chapa encabeçada pelo senador Dário Berger (PSB). Para Diego, a dobradinha contará com o reforço do presidente estadual do PT, Décio Lima, concorrendo ao Senado Federal.

Já o coordenador regional do PT, Ozair Banha da Silva, acredita que Décio levará adiante sua pretensão de ser candidato ao governo, de modo a reforçar, diretamente, o projeto do ex-presidente Lula da Silva (PT) de chegar novamente ao comando do Palácio do Planalto.

PT deve lançar Banha e Glauter como candidatos a deputado

Por falar no PT, a legenda se reuniu e deliberou pelo lançamento das pré-candidaturas do policial civil Glauter Soares a deputado estadual, e do advogado Ozair Banha da Silva, que, como já referenciado, coordena o PT regionalmente, a deputado federal. Glauter é de Sombrio e Banha de Araranguá.

Na eleição de 2020, ambos disputaram as Câmaras Municipais de seus municípios, mas, ainda que bem votados, não conquistaram vagas. O bom histórico eleitoral, no entanto, os fez ser lembrados com naturalidade para a disputa deste ano. Geograficamente, o PT ficará bem representando com uma candidatura de Araranguá e outra de Sombrio, que são os dois maiores colégios eleitorais da região.

Eleição presidencial será decidida no Sudeste

Não à toa ex-presidente Lula da Silva (PT) foi buscar o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para ser seu candidato a vice. A geografia das urnas tem mostrado que estará justamente no Sudeste do país a decisão da eleição presidencial deste ano. Os institutos de pesquisa evidenciam tendência de vitória de Lula nas regiões Norte e Nordeste, e de derrota no Sul e Centro-Oeste.

Nos Estados do Sudeste, no entanto, que concentram 45% dos votos dos brasileiros, o cenário é de indefinição. Basicamente, a eleição presidencial deste ano será definida por aquele que conseguir conquistar a maioria dos votos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santos. Em linhas gerais, o resto do país já está definido.

PL da Amesc deve definir seu candidato a deputado amanhã

PL de nossa região se reunirá amanhã para tentar encaminhar uma candidata à Assembleia Legislativa pelo Extremo Sul. Em princípio, as tratativas internas se encaminham para o nome da advogada araranguaense Andresa Vitorino Ribeiro, que presidente a legenda no município.

Os nomes do coordenador regional do PL, André Fernandes, e do policial penal Adércio Velter, que são respectivamente de Sombrio e Araranguá, também permanecem a disposição do partido. A reunião desta terça-feira se propõe justamente afunilar as discussões quanto a escolha do pré-candidato ao partido ao parlamento estadual, já que faltam apenas pouco mais de cinco meses para as eleições propriamente ditas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.