Rolando Christian Coelho | Caminho de Jorge Boeira pode ser o PDT

Ex-deputado Jorge Boeira poderá se filiar ao PDT para disputar vice governadoria este ano

Rolando Christian Coelho, 15/03/2022

Caminho de Jorge Boeira pode ser o PDT

Ex-deputado federal Jorge Boeira pode migrar para o PDT, para disputar a eleição majoritária deste ano. Cotado como candidato a governador pelo PSB, Boeira acabou vendo o partido tomar outro rumo, na medida em que abriu suas portas para a filiação do senador

Dário Berger (MDB), com a garantia de que este concorrerá ao governo estadual. Em meio as negociações que envolvem a filiação de Berger ao PSB, abriram-se especulações dando conta que Boeira poderia compor como seu vice, através do PDT.

Neste cenário, o ex-deputado federal Décio Lima, que é presidente estadual do PT, concorreria como candidato ao Senado da República, através de uma frente de esquerda.

O problema da história toda é que os partidos de esquerda têm se reunido há quase um ano em Santa Catarina, na tentativa de construir uma coligação plural, sem donos, onde o diálogo fosse maior que os interesses pessoais.

Depõe contra isto o fato do PSB já estar apresentando Dário Berger como candidato pétreo ao governo, o que afronta o princípio do diálogo.

É claro que a ótica, pelo menos pública, do PSB e de Dário, é outra em relação a este fato. Ambos partem do princípio de que é preciso conversar, negociar, e chegar a um consenso.

Todavia, todos sabem que Dário não deixará o MDB para ficar participando de reuniões infindáveis com os partidos de esquerda, pedindo-lhes a benção para ser candidato ao governo, com risco de não receber tal aval. Sua ida para o PSB, claro, tem o objetivo de catapulta-lo a condição de candidato a governador.

Por conta disto, é possível que outros partidos de esquerda tomem rumo diferente, e, neste sentido, ressaltam-se PT e PDT, cuja parceria em Santa Catarina não é de hoje. Neste novo cenário é prospectada a possibilidade de que Décio Lima concorra ao governo estadual, tendo Jorge Boeira, filiado ao PDT, como seu candidato a vice.

Independentemente dos desdobramentos que se seguirão depois do ingresso de Dário Berger ao PSB, algo que fica cada vez mais claro é que a esquerda dificilmente estará unida, no primeiro turno, em Santa Catarina. É muito cacique para pouco índio.

Scaini e Scarsanella se licenciam por uma semana

Prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, e seu vice, Carlos Scarsanella, se licenciaram de suas atividades junto ao executivo por sete dias. Isto possibilitou com que o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vanderlei de Souza, o Lei, assumisse o comando da prefeitura por este período, a partir de ontem. Por sua vez, a vice-presidente da Câmara, Maria Alice Luciano, assumiu o comando do legislativo.

“Pela primeira vez na história do município um vereador assume o cargo de prefeito e uma mulher assume a presidência da Câmara. Tratam-se de dois momentos especiais e que também marcam a boa relação entre o executivo e o legislativo”, enfatizou Scaini.

Jonatã Coelho acredita em dobradinha de Moisés com MDB

Vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho, fiel escudeiro do governador Carlos Moisés da Silva (REP) em nossa região, diz que as bases do MDB acabarão pressionando o comando do partido, objetivando um projeto único diante de 2022.

Conforme Jonatã, o MDB acabará compreendendo que o melhor caminho é indicar o candidato a vice de Carlos Moisés, que só poderá disputar mais um pleito como postulante ao comando do governo.

Em 2026, por sua vez, o compromisso seria o de Carlos Moisés apoiar um candidato ao governo do próprio MDB. De acordo com Jonatã, uma dobradinha entre o Republicanos, novo partido do governador, e o MDB, é o melhor caminho para Santa Catarina, e, especialmente, para o Sul do Estado, que tem sido agraciado com volumosos recursos do governo nos últimos dois anos.

Prédio da Câmara de Araranguá sofre com infiltrações

Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá tem sofrido com constantes infiltrações, especialmente em períodos de chuva mais intensa, como o que estamos passando. Já há caso de dois vereadores dividindo o mesmo gabinete, por conta da situação.

Ontem à noite, por exemplo, a sessão plenária não pode ser transmitida via on line porque os equipamentos de informática disponíveis para isto foram molhados durante a chuva do final de semana. Presidente da Casa, Jair Anastácio (PT), já está ciente que precisará reformar a cobertura do prédio do legislativo, de modo a promover o resguardo do próprio patrimônio público.

Movimentação assegura Gean Loureiro como candidato ao governo

Vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, solicitou desfiliação do Republicanos. Movimentação demonstra claramente decisão do prefeito da Capital, Gean Loureiro, que é filiado ao União Brasil, de disputar o Governo do Estado. Com a desincompatibilização de Gean, que deverá acontecer no próximo dia 31, a prefeitura será comandada por Topázio, que estava filiado ao novo partido do governador Carlos Moisés da Silva.

Topázio deverá seguir para União Brasil, para apoiar o projeto eleitoral do atual prefeito. O partido tem conversado profundamente de perto com o PSD, e ambos, profundamente com a família Bornhausen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.