Rolando Christian Coelho | Bolsonaro diz estar 99% acertado com PL

Presidente Jair Bolsonaro caminha a passos largos para se filiar ao PL, do senador Jorginho Mello

Rolando Christian Coelho, 09/11/2021

Bolsonaro diz estar 99% acertado com PL

O PL, do senador Jorginho Mello, deverá receber a filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro, que ao longo dos últimos dois anos está sem partido, depois de deixar o PSL, legenda pela qual se elegeu em 2018. No mês passado, Bolsonaro estreitou as conversações com o Progressistas, agremiação em que esteve filiado por vinte anos.

O presidente chegou a entrar em um grupo de WhatsApp restrito a parlamentares federais do partido, trocando até mesmo ideias quanto a sua futura filiação à legenda. O possível ingresso do presidente ao Progressistas acabou gerando euforia nas bases da sigla em todo o país, com exceção dos Estados no Nordeste, onde o partido está mais próximo do ex-presidente Lula da Silva (PT).

Ontem, no entanto, durante entrevista a CNN Brasil, Jair Bolsonaro disse textualmente que está “99% fechado com o PL”, informação que foi confirmada pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. Para Costa Neto, no entanto, 99% não significa 100%. Ele prefere manter a diplomacia, ressaltando que a futura filiação de Bolsonaro vem sendo discutida em conjunto com o presidente licenciado do Progressistas, Ciro Nogueira, que atualmente é Ministro da Casa Civil. Em princípio, Costa Neto e Ciro estariam discutindo, em conjunto, qual o melhor caminho a ser tomado por Bolsonaro, visando seu projeto de reeleição, e teria ficado acordado que o PL é o mais indicado.

O raciocínio é bastante simples: o Progressistas já está no governo e fechado com o projeto de reeleição do presidente. Já o PL poderia convergir para o PT, de Lula da Silva, como já fez em outras ocasiões. A intenção, então, é amarrar o PL através da filiação de Bolsonaro, garantindo, ainda a tranquilidade necessária no Congresso Nacional para que o presidente consiga terminar seu atual mandato sem grandes sobressaltos.

Jorginho Mello também está de olho em Luciano Hang

A informação que da conta da quase certa filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL foi recebida com euforia pelo senador Jorginho Mello, pré-candidato do partido ao Governo do Estado. Ele foi um dos que mais trabalhou para que sua sigla recebesse a filiação do presidente, de olho, por óbvio, numa exitosa dobradinha em Santa Catarina.

Jorginho também está apostando na filiação do empresário Luciano Hang, dono das Lojas Havan, a sua legenda, com o objetivo de disputar o Senado da República. De fato, Bolsonaro presidente, Jorginho governador, e Luciano Hang senador, em Santa Catarina, poderá constituir em um significativo diferencial diante das eleições do ano que vem.

Bolsonaro no PL joga água fria nos planos do Progressistas

Se por um lado o PL catarinense está comemorando a possível filiação do presidente Jair Bolsonaro às suas fileiras, por outro o Progressistas do Estado amarga uma espécie de derrota sem disputa. É que a filiação de Bolsonaro à legenda colocaria novamente o Progressistas em evidencia estadualizada, elencando, de imediato, o senador Esperidião Amin como candidato ao Governo do Estado ano que vem.

Bolsonaro também criaria uma situação francamente favorável aos candidatos proporcionais do partido, viabilizando a eleição de seis a oito deputados estaduais, e de três a quatro federais, contingente três vezes maior do que a sigla conta atualmente. Sem Bolsonaro, no entanto, o Progressistas fica mais livre para tentar promover a filiação do governador Carlos Moisés da Silva, visando seu projeto de reeleição.

Líderes do PSDB/SC buscam aproximação com João Dória

Cerca de 20 líderes do PSDB catarinense estiveram em São Paulo manifestando apoio a pré-candidatura à Presidência da República do governador João Dória Júnior (PSDB). Em princípio, o partido parecia francamente vocacionado em nosso Estado a fechar com o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), que também é pré-candidato ao comando do Palácio do Planalto.

A vinda do Secretário de Estado do Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, à Santa Catarina, defendendo o nome de João Dória, no entanto, mudou bastante esta tendência. O ex-senador Paulo Bauer é outro que tem defendido o nome de João Dória junto às bases do PSDB catarinense.

Em Gaivota, Kekinha articula recursos para Sétima Avenida

Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), se reuniu ontem, em Araranguá, com o Secretário de Estado da Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, ocasião em que solicitou a intermediação de recursos para duas obras de infraestrutura bastante relevantes, ambas ligadas à Sétima Avenida.

A primeira solicitação, na ordem de R$ 1,8 milhão, diz respeito à conquista de recursos para a drenagem, com galerias pluviais, do famoso valão da referida Avenida. A segunda solicitação também está ligada a mesma via pública, mas diz respeito a sua pavimentação propriamente dita, incluindo ciclovia, áreas de lazer, amplas calçadas, iluminação e arborização, num total de R$ 4,3 milhões. O encontro entre Kekinha e Esmeraldino foi articulado pela Secretária de Administração e Finanças do município, Cintia Brígido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.