Rolando Christian Coelho, 01/04/2022
Boeira deve fechar hoje com PDT
Ex-deputado federal Jorge Boeira deve oficializar sua filiação ao PDT hoje. Expectativa de que isto aconteceria na última segunda-feira não se concretizou. O ex-deputado pediu mais tempo para se inteirar dos projetos do partido e observar as movimentações internas. Hoje, o PDT está extremamente próximo do grupo de partidos de esquerda que têm se reunido periodicamente em Santa Catarina, objetivando amalgamar uma candidatura única.
Todavia, está cada vez mais claro que PSB e PT, não necessariamente nesta ordem, deverão protagonizar uma dobradinha ao governo catarinense. Com muito esforço, talvez o PT abra mão de indicar o vice, indicando apenas o candidato ao Senado.
Independentemente disto, no entanto, convém observar que o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), vem mantendo sua pré-candidatura à Presidência, e, para este projeto, precisará contar com candidatos ao governo pelo PDT na maior parte dos Estados do país.
É aí que Boeira entraria. Ele próprio admite esta possibilidade, “dependendo da conjuntura que se formará”. Trata-se de um projeto ousado, mas em se falando de Jorge Boeira, nada pode ser desconsiderado.
PL se reúne sema que vem para decidir sobre candidatura
PL aqui do Extremo Sul marcou para a próxima terça-feira, dia 5, encontro regional para discutir viabilidade de uma candidatura a deputado estadual pela Amesc. O partido já está ciente que o prefeito de Meleiro, Eder Mattos, está fora de qualquer projeto pessoal visando o pleito deste ano.
Neste momento, a pressão convergiu para o nome da advogada araranguaense Andressa Vitorino Ribeiro, presidente do PL em seu município, objetivando com que ela concorra à Assemblea Legislativa.
Andressa é esposa do médico Eloir Ribeiro (PL), que em 2020 concorreu como candidato a vice-prefeito de Araranguá, na chapa encabeçada por Igor Batista Gomes (PL).
PTB de Gaivota ganha 150 filiados novos
PTB de Balneário Gaivota realizou recente encontro, com a presença do presidente estadual da legenda, o deputado Kennedy Nunes, ocasião em que foram abonadas mais de 150 fichas de filiação à legenda.
A sigla, que em nível municipal é presidida por Diego Generoso Nunes, e que tem como presidente de honra José Godinho Nunes, diz que estará 100% fechado com o que for definido pelo comando estadual do partido nas eleições deste ano, que, em princípio, estará irmanado ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), e, provavelmente, ao projeto do senador Jorginho Mello (PL) de chegar ao Governo do Estado em Santa Catarina.
De acordo com o comando municipal do PTB, a intenção da legenda ganhar robustez ao longo dos próximos dois anos, para alçar voos maiores em 2024, objetivando sua presença na majoritária.
Progressistas empossa novo suplente na Câmara de Sombrio
Dando sequência ao projeto de oportunizar a posse de seus suplentes no legislativo sombriense, Progressistas do município abre, a partir de hoje, espaço para que Amarildo Emerim assuma a Câmara de Vereadores por 30 dias. Ele vai assumir no lugar do também suplente Danilson Barboza, que permaneceu na Câmara durante o mês de março.
Por sua vez, no mês que vem, quem assumirá o legislativo de Sombrio por um mês será o suplente Valmir Bauer. Este rodízio está sendo oportunizado graças a licença, sem remuneração, do vereador Dion Elias, que ficará afastado de suas funções na Câmara por 90 dias.
Quase todo governo de Carlos Moisés disputará eleições deste ano
Lista do primeiro escalão do governo de Carlos Moisés da Silva que está deixando a gestão estadual para se candidatar neste ano não é pequena: Eron Giordani, Chefe da Casa Civil, André Motta Ribeiro, Secretário da Saúde, Leandro Lima, Secretário de Administração Prisional, Luciano Buligon, Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, Secretário de Articulação Nacional, Claudinei Marques, Secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido, Secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Renê Meneses, Presidente da Santur, Rudinei Floriano, Presidente do Imetro e Janice Krasniak, Presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial.
Afora estes, também Luiz Fernando Vampiro, da Educação, que é deputado estadual do MDB, e Altair Silva, da Agricultura, que é deputado estadual pelo Progressistas. Todos já limparam as gavetas.