Rolando Christian Coelho | 30/03/2023 | Moreira e a volta dos que não foram

Ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) está querendo voltar a presidir seu partido em Criciúma. Por óbvio, esta movimentação não se dá à toa. O arauto do MDB sulista está de olho no pleito eleitoral do ano que vem, não descartando a possibilidade de disputar o executivo municipal.
A volta de Moreira ao cenário político eleitoral tem dois vieses. O primeiro diz respeito ao fortalecimento da sigla no Sul do Estado, independentemente do resultado eleitoral em Criciúma. O fato é que, por seu histórico, em nossa mesorregião Eduardo Moreira acabará puxando para cima a votação do MDB em todo o grande Sul catarinense caso seja de fato candidato à prefeitura criciumense. Por outro lado, esta possibilidade é um grande balde de água fria nas pretensões do MDB catarinense, que roga por renovação em seus quadros.
Ao voltar a ribalta, Moreira traz consigo os fantasmas de seu partido, e as malfadadas articulações das últimas quatro eleições estaduais, e, especialmente, das últimas duas. O fato é que não há como tapar o sol com a peneira, afinal de contas, o ex-governador estava no centro das decisões do MDB estadual neste período. Período em que o partido sofreu sucessivas derrocadas.
A eleição de 2022 parecia ter sido o ponto de partida para algo novo no MDB, todavia, a possibilidade de Eduardo Moreira retornar ao cenário eleitoral põe em xeque esta certeza.

 

Finais

Bioquímico Cristian Rosa (PP), que disputou o cargo de prefeito municipal de Sombrio em 2020, diz que se sente estimulado a um novo embate eleitoral ano que vem. De acordo com ele, as bases do partido têm solicitado que seja dado sequência ao trabalho realizado no pleito passado. “Tenho visitado as bases do meu partido e me tem sido solicitado que eu deixe o nome à disposição para a disputa municipal do ano que vem. Refleti bastante e acredito que este deva ser o caminho. Em 2020 disputei tomando emprestada a experiência política dos mais próximos. Para 2024 posso assegurar que já tenho experiência política própria, o que me deixa seguro para enfrentar o próximo pleito”, comenta o pré-candidato.

Reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, para decidir futuro da entidade, deverá acontecer no próximo dia 10. Em jogo, está a indicação do ex-deputado federal catarinense, Décio Lima (PT) para presidir o órgão. Basicamente, o Conselho precisa destituir da presidência do órgão o executivo Carlos Melles, indicando outro nome para substituí-lo. Este seria Décio Lima. Para a destituição são necessários onze dos quinze votos do Conselho, mesma quantidade necessária para confirmar Décio no comando do Sebrae. Tropa de choque do PT diz que os onze votos estão garantidos. Tropa de choque de Jair Bolsonaro (PL), que foi quem indicou Carlos Melles, diz que o placar não será tão favorável assim, o que garantiria a continuidade do atual presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.