Rolando Christian Coelho | 21/09/2023 | Carlos Moisés prefeito de Tubarão

Grupo político do ex-prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), tem trabalhado para amealhar apoio a um projeto inusitado: eleger o ex-governador Carlos Moisés da Silva, do Republicanos, prefeito do município.

A parceria entre Ponticelli e Carlos Moisés não é de hoje. O ex-governador sempre foi muito generoso com a gestão do então prefeito Joares Ponticelli, e desde então eles travaram uma sólida amizade pessoal, e por consequência uma forte aliança política.

Envolvido na Operação Mensageiro, que investiga o pagamento de propina para agentes públicos, através do sistema de coleta e destinação de lixo, em vários municípios de Santa Catarina, Joares Ponticelli, que chegou a ser preso, renunciou ao seu mandato, assim como também o fez seu então vice, Caio Tokarski (União).

Com a renúncia de ambos, a Câmara Municipal de Vereadores de Tubarão convocou eleição indireta para a escolha de um novo prefeito e vice, e nesta ocasião o nome de Carlos Moisés já figurava entre os possíveis candidatos ao executivo municipal.

O projeto, no entanto, não foi levado adiante. Os vereadores Jairo Cascaes (PSD) e Moisés Nunes (PP), com o apoio de Ponticelli, acabaram sendo escolhidos para comandar a Prefeitura Municipal na condição de prefeito e vice.

O jogo político, no entanto, agora é outro, e envolverá muito mais interesses. Isto porque o governador Jorginho Mello (PL) já escalou seu Secretário de Estado da Casa Civil, Estener Soratto Júnior (PL), para ser candidato a prefeito de Tubarão, em uma aliança de que cara teria o apoio do MDB, histórico adversário de Joares Ponticelli em nível local.

A grande dúvida deste cenário é o PSD, do atual prefeito Jairo Cascaes. A legenda foi apoiada por Ponticelli para comandar a prefeitura, por conta de sua renúncia. Em nível estadual, no entanto, o PSD não fecha com o ex-governador Carlos Moisés da Silva. Por outro lado, também há, em nível estadual, sérias divergências entre o PSD e o PL de Jorginho Mello.

O PSD, por exemplo, boicotou o ingresso do deputado federal Ricardo Guidi (PSD) no Governo do Estado, como Secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde. Concomitante a isto, o partido também está tentando cassar o mandato do senador Jorge Seif, do PL, por abuso de poder econômico.

Seja como for, o fato é que Tubarão caminha a passos largos para ter o ex-governador Carlos Moisés da Silva como candidato a prefeito, e Estener Soratto, apoiado pelo atual governador Jorginho Mello, como seu principal adversário.

Finais

Ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio, Alessandro Colares Coelho, o popular Nego Coelho, que está radicado em Florianópolis, onde atua como advogado, deverá ser candidato ao legislativo da Capital catarinense no ano que vem. Nego é bastante próximo do presidente do MDB de Florianópolis, Fulvio Rosar Neto, como também do presidente da Câmara de Vereadores do município, João Cobalchini, que têm lhe incentivado a entrar na briga por uma cadeira no legislativo municipal.

Em princípio, esta é a intenção de Nego, que já transferiu seu domicílio eleitoral para Florianópolis. Ano que vem, o MDB deverá concorrer como candidato a vice do atual prefeito, Topázio Silveira Neto (PSD).

Sem muito alarde, nem convocação da imprensa, governador Jorginho Mello (PL) vistoriou algumas obras que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado, no final de semana passada, em Balneário Gaivota. Neste sentido, foi acompanhado pelo prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), e por seu vice, Jonatã Coelho (Rep).

Jorginho dedicou tempo especial para conhecer o projeto da Estrada Caminhos do Mar, a ex-Interpraias, que possui recursos assegurados para sua pavimentação do lado Sul da sede municipal, mas não tem recursos garantidos para a pavimentação do lado Norte. Em princípio, o governador prometeu se inteirar do projeto, manifestando simpatia pela conclusão da obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.