Rolando Christian Coelho | 21/08/2023 | Timbé do Sul tem pré-campanha adiantada

Dentre os 15 municípios aqui do Extremo Sul catarinense, Timbé do Sul é aquele que tem a pré-campanha eleitoral, com vistas à 2024, mais adiantada da região. O prefeito Beto Biava (PP) busca manter seu grupo político no poder, e, neste sentido, almeja apoiar a candidatura de Vilmar Maffioletti (PP) como seu sucessor. A chapa progressista deve ser completada com a presença de Rinaldo Ghelere na condição de vice. Vilmar é o atual Secretário Municipal de Saúde e Rinaldo é o diretor do Hospital Santo Antônio.
Na oposição, o MDB caminha a passos largos para fechar uma aliança com o PSDB. Os emedebistas dispõem dos nomes de Ademilson Luiz, Marlon Panatta, Eclair Coelho e Wilson Borges, o Tibúrcio, para o embate eleitoral do ano que vem. Ademilson é agricultor e concorreu como candidato a prefeito no último pleito eleitoral, sendo derrotado por Beto Biava. De todo modo seu nome ficou em evidência para o pleito eleitoral do ano que vem. Marlon é empresário e já foi Secretário Municipal de Administração e Finanças na primeira gestão de Beto Biava. Eclair Coelho já foi prefeito de Timbé do Sul em duas ocasiões e atualmente está aposentado. Tibúrcio, o último a colocar seu nome a disposição do MDB para disputar a Prefeitura Municipal, é vereador e agricultor. Um dos quatro deverá ser o candidato a prefeito do MDB, com o cenário atualmente mais encaminhado para as figuras de Ademilson e Marlon. Dos dois, Marlon tem a vantagem de ter vindo da oposição, e, por conta disto, reúne mais possibilidades de agregar votos ao MDB.
Para completar a chapa oposicionista o nome da vez é o de Pedro Alexandre (PSDB), que também atua na agricultura. Ele é cunhado da ex-vice-prefeita Tati Alexandre (PSDB).
Paralelo a isto, as duas frentes políticas têm promovido reuniões constantes no município para acertarem seus ponteiros. O que chama a atenção é a forma prematura como isto tem acontecido, o que leva a crer que Timbé do Sul deverá ter a pré-campanha mais longa dentre todos os municípios da região da Amesc, com vistas a 2024.

Finais

Ex-prefeito de São João do Sul, Alex Bianchin, que administrou o município pelo PT em dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, admite a possibilidade de concorrer novamente ao executivo municipal, desta vez pelo PDT, do deputado estadual Rodrigo Minotto, de quem atualmente ele é assessor. Em princípio, o ex-prefeito busca reeditar sua aliança com o Progressistas, que foi seu vice em suas duas gestões. Ele não descarta, no entanto, a proposição de uma aliança única no município, para 2024, que reúna todos os partidos em torno de um só projeto. O PDT, no entanto, não abre mão de ser cabeça de chapa em nenhuma das situações. Em princípio, o mais provável é que o PDT concorra com o Progressistas como seu vice, tendo como adversário o MDB, do prefeito Moacir Teixeira.

Ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Gaivota, Fernando do Tide, que se elegeu em 2020 pelo PSL, e atualmente está sem partido, deverá ingressar no PDT em março do ano que vem, por ocasião da abertura de janela de transferência partidária. Depois que deixou o PSL, Fernando passou a se reunir com integrantes do PSB, o que levou a crer que este seria seu destino de filiação para o pleito de 2024. O PDT, no entanto, que é bem mais estruturado que o PSB gaivotense, entrou no circuito, abrindo suas portas para o vereador. Em um primeiro momento, Fernando do Tide deve disputar novamente à Câmara Municipal, mas o PDT também está de olho em uma composição majoritária para o ano que vem. Neste sentido, Fernando passa a ser uma das opções do partido para uma coligação ao executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.