Rolando Christian Coelho | 15/08/2023 | PP prevê 13 candidatos a prefeito na Amesc

Progressistas tem feito reuniões microrregionais por todo o Estado. Até a primeira quinzena de setembro, depois que realizar encontros nas regiões de Tubarão e de Florianópolis, o partido deverá ter coberto todo o mapa estadual. O objetivo do certame é avaliar o cenário de cada microrregião, com vistas à 2024.
Aqui no Extremo Sul catarinense este expediente foi realizado em Araranguá, com a presença de figuras como o senador Esperidião Amin, o tesoureiro nacional do partido, Leodegar Tiscoski, e deputados estaduais, a exemplo de José Milton Scheffer. Basicamente, o que o comando estadual do Progressistas quer saber é até onde o partido pode ir, em quais alianças pode embarcar, e quais são os prognósticos para o pleito eleitoral que se avizinha.
O encontro de Araranguá contou com representantes de 13, dos 15 municípios do Extremo Sul. Apenas Turvo, que estava envolto com a Festa do Colono, e São João do Sul, onde o partido já possuía uma agenda local, não participaram do evento da Cidade das Avenidas. De acordo com Leodegar Tiscoski, tudo se encaminha para que o Progressistas lance 13 candidatos a prefeito e dois candidatos a vice em nossa região no ano que vem. “O cenário é muito favorável para o Progressistas, especialmente no Sul do Estado, onde o partido tem mantido sua força e robustez em todas as últimas eleições”, comenta Leodegar.
Em que pese o desejo inicial do partido de lançar 13 candidatos a prefeitos em nossa região, é muito provável que este número seja menor, por conta da necessidade de alianças com outras legendas para que as chances de vitória sejam reais. Em municípios como São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Ermo, Balneário Arroio do Silva e Maracajá, por exemplo, as possibilidades de que o Progressistas lance candidato a vice são muito maiores do que a de que lance candidato a prefeito.

Finais

Parceria entre o Hospital Dom Joaquim, a Prefeitura Municipal de Sombrio e o Governo do Estado vem dando excelentes resultados. Até o ano passado, por exemplo, o Dom Joaquim realizava cerca de 30 cirurgias por mês. Este número saltou para 400 ao mês, em grande parte por conta das cirurgias eletivas, mas há de se ressaltar também que o Dom Joaquim passou a realizar cirurgias de alta complexidade, o que raramente fazia até 2022. O número de leitos de UTI no Hospital também saltou de dez para 18, e está prevista a inauguração de uma ala de UTI neonatal, com cinco eleitos. Conforme a prefeita Gislaine Cunha (MDB), muito em breve o hospital passará a ser uma referência para todo o Estado de Santa Catarina, por conta dos constantes investimentos que vêm sendo feitos.

Por falar em saúde pública, ontem a tarde o vereador sombriense Rafael dos Santos Silva, o Rafa Enfermeiro (PL), reassumiu o comando da Secretaria Municipal de Saúde, função que já havia ocupado em 2021. O ex-secretário Cleiton Daboit solicitou exoneração do cargo por motivos particulares, ligados a sua graduação educacional. A vaga de Rafa na Câmara Municipal de Vereadores será ocupada pelo primeiro suplente do PL, Cristian Luchina, figura bastante ligada as demandas da segurança pública e da iniciativa privada. De acordo com Cristian, um de seus primeiros atos, agora como vereador, será a elaboração de um projeto para a criação de uma incubadora empresarial no município, numa parceria entre a prefeitura, entidades ligadas a iniciativa privada e o setor empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.