Rolando Christian Coelho | 16/08/2023 | Adeliana Dalt Pont se filia ao PL

O PL estadual ganhou mais um reforço de peso. Trata-se de Adeliana Dal Pont, ex-secretária do então prefeito de Araranguá, Manoel Mota (MDB). Adeliana acabou fazendo carreira política em São José, na Grande Florianópolis, onde foi secretária municipal, vereadora e duas vezes prefeita. Nascida em Timbé do Sul, ela foi candidata a deputada estadual no ano passado, mas amargou a quarta suplência do PSD, seu antigo partido, com menos de vinte mil votos; de todo modo, mais da metade deles somente em São José.
Em 2020 ela apoiou o projeto de eleição de seu então vice, Orvino Coelho de Ávila (PSD), que acabou sendo eleito prefeito de São José. Sua expectativa era a de que ele a apoiasse enquanto candidata a deputada estadual no ano passado, mas Orvino se irmanou ao projeto de reeleição do deputado Júlio Garcia (PSD). A partir de então foi só uma questão de tempo para que ela rompesse com o prefeito, e com o PSD, abrindo negociações para sua possível filiação ao MDB, ao Progressistas ou ao PL.
O MDB foi o primeiro partido descartado, por conta das negociações que a cúpula estadual da legenda vem fazendo com o ex-senador Dário Berger (PSB). O MDB quer justamente lançar Dário como candidato a prefeito de São José.
O senador Esperidião Amin (PP) vinha trabalhando pessoalmente para que Adeliana se filiasse ao Progressistas, com o mesmo propósito de disputar o executivo municipal josefense. Os ventos da política, no entanto, acabaram empurrando a ex-prefeita para o partido do governador Jorginho Mello (PL), por conta da prisão do ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasquez, que era cotado para disputar a Prefeitura de São José pelo PL. Com isto, Adeliana passou a ser a principal aposta dos liberais para o pleito municipal do ano que vem, onde deverá enfrentar o atual prefeito Orvino Dávila, e diversas outras candidaturas, o que pode incluir a de Dário Berger.

Finais

Vice-prefeito de Praia Grande, Rodrigo Rosso Mariani (PSDB), diz que não disputará a reeleição. Depois de um mandato como vereador e outro subsequente como vice, ele ressalta que é hora de dar um tempo nas disputas eleitorais. De todo modo, enfatiza que pretende participar ativamente do projeto de reeleição do prefeito Fânica Machado (PP). Rodrigo é um dos defensores da tese de uma aliança com o MDB, cedendo a vaga de vice ao partido. Isto praticamente sepultaria a eleição em Praia Grande ano que vem. O atual vice vai mais longe, e sugere o nome do vereador Luiz Aurélio Santos da Silva (MDB) ou da vereadora Silvia Regina Teixeira Christovão (MDB) para compor a chapa com Fânica. O PT local também tem pretensões de lançar candidato a prefeito.

Pavimentação da Serra da Rocinha, entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS), era para ter ficado pronta até novembro de 2022. Expectativa, até mesmo, era a de que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) viesse inaugurá-la. Palavras do ex-ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas. Findado 2022, a promessa foi postergada para junho deste ano, e depois para dezembro. Agora, Governo Federal está anunciando o final da obra para março do ano que vem. A morosidade no canteiro de obras é impressionante. Falta apenas um quilômetro para que o trecho catarinense seja concluído, mas a pavimentação simplesmente não anda. Vale lembrar que no trecho gaúcho, em cima da serra, ainda faltam oito quilômetros para serem pavimentados, até a ligação com o centro de Ausentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.