Rolando Christian Coelho | 16/08/2023 | Adeliana Dalt Pont se filia ao PL

O PL estadual ganhou mais um reforço de peso. Trata-se de Adeliana Dal Pont, ex-secretária do então prefeito de Araranguá, Manoel Mota (MDB). Adeliana acabou fazendo carreira política em São José, na Grande Florianópolis, onde foi secretária municipal, vereadora e duas vezes prefeita. Nascida em Timbé do Sul, ela foi candidata a deputada estadual no ano passado, mas amargou a quarta suplência do PSD, seu antigo partido, com menos de vinte mil votos; de todo modo, mais da metade deles somente em São José.
Em 2020 ela apoiou o projeto de eleição de seu então vice, Orvino Coelho de Ávila (PSD), que acabou sendo eleito prefeito de São José. Sua expectativa era a de que ele a apoiasse enquanto candidata a deputada estadual no ano passado, mas Orvino se irmanou ao projeto de reeleição do deputado Júlio Garcia (PSD). A partir de então foi só uma questão de tempo para que ela rompesse com o prefeito, e com o PSD, abrindo negociações para sua possível filiação ao MDB, ao Progressistas ou ao PL.
O MDB foi o primeiro partido descartado, por conta das negociações que a cúpula estadual da legenda vem fazendo com o ex-senador Dário Berger (PSB). O MDB quer justamente lançar Dário como candidato a prefeito de São José.
O senador Esperidião Amin (PP) vinha trabalhando pessoalmente para que Adeliana se filiasse ao Progressistas, com o mesmo propósito de disputar o executivo municipal josefense. Os ventos da política, no entanto, acabaram empurrando a ex-prefeita para o partido do governador Jorginho Mello (PL), por conta da prisão do ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasquez, que era cotado para disputar a Prefeitura de São José pelo PL. Com isto, Adeliana passou a ser a principal aposta dos liberais para o pleito municipal do ano que vem, onde deverá enfrentar o atual prefeito Orvino Dávila, e diversas outras candidaturas, o que pode incluir a de Dário Berger.

Finais

Vice-prefeito de Praia Grande, Rodrigo Rosso Mariani (PSDB), diz que não disputará a reeleição. Depois de um mandato como vereador e outro subsequente como vice, ele ressalta que é hora de dar um tempo nas disputas eleitorais. De todo modo, enfatiza que pretende participar ativamente do projeto de reeleição do prefeito Fânica Machado (PP). Rodrigo é um dos defensores da tese de uma aliança com o MDB, cedendo a vaga de vice ao partido. Isto praticamente sepultaria a eleição em Praia Grande ano que vem. O atual vice vai mais longe, e sugere o nome do vereador Luiz Aurélio Santos da Silva (MDB) ou da vereadora Silvia Regina Teixeira Christovão (MDB) para compor a chapa com Fânica. O PT local também tem pretensões de lançar candidato a prefeito.

Pavimentação da Serra da Rocinha, entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS), era para ter ficado pronta até novembro de 2022. Expectativa, até mesmo, era a de que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) viesse inaugurá-la. Palavras do ex-ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas. Findado 2022, a promessa foi postergada para junho deste ano, e depois para dezembro. Agora, Governo Federal está anunciando o final da obra para março do ano que vem. A morosidade no canteiro de obras é impressionante. Falta apenas um quilômetro para que o trecho catarinense seja concluído, mas a pavimentação simplesmente não anda. Vale lembrar que no trecho gaúcho, em cima da serra, ainda faltam oito quilômetros para serem pavimentados, até a ligação com o centro de Ausentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.