Rolando Christian Coelho | 15/05/2023 | Ex-prefeito de Maracajá vai para o PT

O ex-prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, que foi eleito para comandar o executivo municipal pelo PSDB entre 2017 e 2020, deverá se filiar ao PT de Criciúma, município onde residente. A decisão tem a concordância do presidente estadual da legenda, Décio Lima, e também do principal líder do PT de Criciúma, o ex-deputado federal Milton Mendes de Oliveira. O objetivo de Arlindo é o de disputar a Prefeitura Municipal de Criciúma ano que vem.
Por mais estranho que possa parecer, a mudança de Arlindo Rocha do PSDB para o PT, e de Maracajá para Criciúma, não é uma guinada de 180 graus. No que diz respeito ao partido, ele deixou o PSDB em meio ao seu mandato de prefeito de Maracajá, e permaneceu sem filiação desde então. Já o ingresso no PT se dá por questões ideológicas, já que o ex-prefeito é advogado trabalhista. A disputa pela Prefeitura de Criciúma também é natural, já que ele possui residência no município há cerca de 40 anos.
Já na eleição de 2022 era especulada a possibilidade de Arlindo Rocha disputar a Assembleia Legislativa ou a Câmara dos Deputados pelo PT de Criciúma. Nenhum dos dois projetos, no entanto, foi levado adiante. É muito provável que este tema volte a pauta caso o ex-prefeito não consiga êxito na disputa pela prefeitura criciumense ano que vem.
Arlindo Rocha também está articulando um cenário em que seja possível a presença do presidente Lula da Silva (PT) em sua filiação, algo bastante difícil de ser viabilizado por conta da demanda política que envolve o chefe da nação. De todo modo, já há conversações tanto com Décio Lima, quanto com Milton Mendes, neste sentido.
Em relação ao cenário eleitoral para 2024 em Criciúma, tanto o PT, quanto qualquer outro partido de oposição ao prefeito Clésio Salvaro (PSDB), terá bastante dificuldades em equilibrar o jogo político. É que Salvaro está apostando todas as suas fichas na eleição de seu Secretário Geral de Governo, Arleu da Silveira (PSDB), como futuro prefeito de Criciúma. Duas situações prejudicam a oposição. A primeira é o fato de Salvaro estar em alta neste momento da política de seu município. O segundo é que ele é obrigado a eleger seu sucessor caso queira ficar evidenciado no cenário estadual, com vistas ao pleito de 2026.

 

Finais

Prefeito de Praia Grande, Fanica Machado (PP), diz que está propenso a disputar a reeleição, “desde que o Progressistas e os partidos aliados concordem com esta tese”. Atualmente, a dobradinha PP/PSDB comanda o executivo, mas, de acordo com Fanica, “é possível que haja mudança na majoritária, no que diz respeito a presença do PSDB”. Conforme ele, os tucanos já receberam apoio para disputar a prefeitura em 2016, quando elegeram Henrique Maciel, como também em 2020, quando tiveram a primazia de indicar o atual vice, Rodrigo Rosso Mariani. “É possível que a vaga de vice seja ocupada por um outro partido ano que vem, mas isto ainda não foi discutido oficialmente”, comentou o prefeito. Já a oposição deverá vir novamente irmanada em torno do MDB.

PSDB de Balneário Gaivota realizou encontro no último sábado com as presenças da deputada federal Geovânia de Sá, do deputado estadual Marcos Vieira, e do ex-deputado estadual Dóia Guglielmi, todos filiados as fileiras tucanas. No ato, o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB) e os parlamentares abonaram a ficha de cerca de cem novos filiados ao PSDB gaivotense. Conforme o prefeito, o crescimento do PSDB no município é notório, “e isto está acontecendo, em grande parte, por conta do reconhecimento que a população vem dando aos trabalhos da gestão municipal”. De acordo com a deputada Geovânia de Sá, “o trabalho do prefeito Kekinha orgulha o PSDB não só do Sul do Estado, mas de toda Santa Catarina”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.