Rolando Christian Coelho | 05/12/2023 | Jacinto Machado já conta com três pré-candidatos

O cenário político eleitoral em Jacinto Machado, com vistas às eleições municipais do ano que vem, já está bem encaminhado. O MDB, do prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, deverá bancar a candidatura do empresário Sander Just, o Bambi, recém filiado ao partido. O PL, por sua vez, já lançou o nome do produtor rural Altair Marcolino, o Doril. O PT, que estava em dúvida quanto a participar ou não do pleito majoritário do ano que vem, em Jacinto Machado, lançou o nome do ex-prefeito Antônio de Fáveri, que administrou o município entre 2009 e 2016, em dois mandatos seguidos. Também há a expectativa quanto ao lançamento de uma candidatura a prefeito por parte do Progressistas, algo até agora especulado, mas não oficializado.

Caso opte por não lançar candidato a prefeito, o Progressistas tem duas opções viáveis: indicar o candidato a vice do PL, ou ainda do PT, a exemplo do que já fez em 2012, o que viabilizou o projeto de reeleição de Antônio de Fáveri, que concorreu aquele pleito tendo como candidato a vice-prefeito o empresário Adelor Emerim (PP). Por questões ideológicas, no entanto, na atualidade é bem mais provável que o Progressistas concorra como vice do PL, do que do PT, se este for o caminho da legenda.

Em que pese os projetos pessoais de cada partido, e todos eles são legítimos, o fato é que quanto mais candidatos a prefeito houver em Jacinto Machado, melhor para o MDB, já que a legenda leva certa vantagem no processo eleitoral que se avizinha por conta estar administrando o poder público municipal. Os esforços da oposição deveriam ser no sentido de aglutinar forças, buscando a unidade em torno de um só nome, algo que em princípio é praticamente impossível por conta das presenças do PL e do PT no quadrante oposicionista. O fato é que as duas legendas são antagônicas, e dificilmente uma estará onde a outra estiver.

Já prevendo uma maior afinidade do Progressistas com o PL, o PT vislumbra a possibilidade de lançar chapa majoritária pura na eleição municipal do ano que vem, com Antônio de Fáveri concorrendo a prefeito, tendo a funcionária pública aposentada, Dalzigia Izabel Sávio Molgero, a Ziza, como sua candidata a vice.

 

Finais

Partido Liberal de nossa região realizou confraternização de final de ano no último domingo, em Balneário Gaivota. O evento reuniu lideranças políticas filiadas a legenda de toda região da Amesc. Na ocasião, o Coordenador Regional do partido, André Fernandes, reafirmou a intenção do PL de participar das eleições de 2024 em todos os municípios de nossa região. No que diz respeito às candidaturas a prefeito, o PL tem nomes bem encaminhados.

O prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia, irá disputar a reeleição. Em Meleiro, o prefeito Eder Mattos (PL) irá apoiar a candidatura de seu correligionário, o vereador Anderson Scarduelli. Em Araranguá, o PL almeja lançar a candidatura ao executivo da Coordenadora Regional da Saúde, Andresa Ribeiro. Em Timbé do Sul, o assessor da deputada federal Júlia Zanatta (PL), Robson Pizzolo, deverá ser candidato a prefeito no município. Em Jacinto Machado o partido já tem carimbada a pré-candidatura já citada acima de Altair Marcolino, o Doril.

Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota irão inaugurar na próxima sexta-feira, dia 8, pela manhã, a nova Sede do Grupamento de Polícia Militar do município, que foi construída com recursos oriundos tanto da gestão estadual, quanto da municipal. Em princípio, está prevista a vinda do governador Jorginho Mello (PL) para o ato inaugural, mas sua presença está sujeita as condições climáticas, já que o Governo do Estado está em constante estado de alerta por conta das intempéries que Santa Catarina vem sofrendo.

Independentemente da presença do governador, a nova sede da PM será inaugurada, e a luta agora passa a ser pela disponibilidade de um maior efetivo para o município, tanto na alta, quanto na baixa temporada. Balneário Gaivota é um dos municípios do Extremo Sul que mais sofre com a migração de marginais oriundos de outras regiões, e especialmente do Rio Grande do Sul, que atuam principalmente no tráfico de drogas. O policiamento ostensivo é fundamental para manter a segurança no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.