Rolando Christian Coelho | 02/01/2024 | Ano Novo traz consigo eleições municipais

O aurorescer de 2024 traz consigo as primeiras movimentações, mais assertivas, com vistas as eleições municipais deste ano. Desde que houve o advento, legal, das pré-campanhas, praticamente não há um fim nas discussões políticas que envolvem as eleições.

Ao terminar uma eleição estadual, já se começam as discussões quanto as eleições municipais de dois anos adiante, e assim sucessivamente. Mas é claro que o ano eleitoral em si, mesmo em seu início, acarreta diferenciais significativos. No caso de 2024, ele marca o início das articulações mais concretas objetivando a eleição de prefeitos, vices e vereadores.

Em nossa região, elegeremos 15 prefeitos, 15 vices e, em princípio, 147 vereadores. No pleito de 2020 foram eleitos 143 vereadores, mas, no ano passado, as Câmaras Municipais de Balneário Arroio do Silva, e Balneário Gaivota, adequaram suas cadeiras legislativas ao Censo de 2022. De acordo com o Censo, os dois municípios ultrapassaram os 15 mil habitantes, e, por conta disto, ficaram aptos a aumentar de nove para onze o número de vereadores. Os dois legislativos já editaram leis que possibilitam este aumento, dando ciência ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina quanto a esta pretensão.

Dos 15 chefes de executivo, onze poderão disputar um segundo mandato. Apenas os prefeitos João Bastista Mezzari (MDB), de Jacinto Machado, Moacir Teixeira (MDB), de São João do Sul, Beto Biava (PP), de Timbé do Sul e Eder Mattos (PL), de Meleiro, não poderão postular um novo mandato pois já são reeleitos. Neste grupo ligado ao executivo, o vice-prefeito de Balneário Arroio do Silva, Carlos Scarsanella, também não poderá disputar a reeleição, pois ocupa pela segunda vez consecutiva o mesmo cargo.

Ele foi vice tanto do ex-prefeito Juscelino Guimarães, o Mineiro (PSD), quanto é vice do atual prefeito Evandro Scaini (Rep). Evandro, por sua vez, poderá disputar um segundo mandato, e, se vencer, se tornará o primeiro prefeito de nossa região a ter ocupado quatro vezes a cadeira de prefeito de um município em nossa região. As duas primeiras vezes entre 2009 e 2016, a terceira no atual mandato, e o possível quarto mandato entre 2025 e 2028.

Finais

Comemorações de final de ano bateram recorde de público nas praias de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Depois de dois anos de pandemia, e de um ano de retração econômica, parece que finalmente o Brasil está voltando a ser o que era. Bom para o comércio litorâneo, para o setor imobiliário de nossos balneários, e, por consequência, para as prefeituras, que aumentam sua expectativa de arrecadação por conta do maior movimento econômico.

O ponto negativo ficou por conta dos congestionamentos rodoviários, o que sugere ações efetivas por parte do Governo do Estado para que sejam liberados os recursos para a pavimentação da Rodovia Caminhos do Mar, e também para novos acessos, via BR 101, até os municípios de Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.

Está ficando cada vez mais claro que o grande parceiro do PL, do governador Jorginho Mello, para as eleições municipais deste ano, será o Progressistas, do senador Esperidião Amin, e também do ex-deputado federal Leodegar Tiscoski, como do deputado estadual José Milton Scheffer. Na antevéspera do Natal, a cúpula do Progressistas esteve reunida com Jorginho, hipotecando, mais uma vez, apoio ao seu projeto governamental, e já prospectando cenários para a união das duas siglas objetivando a disputa eleitoral de 2024.

Na via inversa, o Republicanos, que originalmente é um partido bolsonarista, como o PL, está cada vez mais distante do governador. Um dos motivos é o fato do ex-governador Carlos Moisés da Silva, que é o presidente estadual da legenda, insistir em críticas pontuais ao governo de Jorginho Mello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.