Região contará com o MuGeo, que será sediado em Jacinto Machado

O turismo na região Caminho dos Cânions está cada dia mais fortalecido. Mais um projeto se somará ao trabalho que é desenvolvido. Foi dado sequência ao projeto do Museu de Geociências (MuGeo), em reunião na Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) para tratar da doação do acervo e sobre o prosseguimento das ações para concretizar a implantação.

O acervo será uma doação e parceria do geólogo, Rodrigo Sato, da empresa MinasHidrogeo, ao museu que ficará no município de Jacinto Machado, na estrutura recém reformada do antigo Centro Cultural.

O prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, o Gaiola, analisa positivamente a reunião, quando a Santur se dispôs a ser parceira também, sendo que a administração municipal está organizando os detalhes para receber o acervo. “Vamos preparar o espaço de forma adequada para receber esta coleção tão especial”.

Para o diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano o  Museu de Geociências vem pra contribuir muito positivamente para o futuro do turismo-pedagógico e cultural dando maior visibilidade as potencialidades geológicas, históricas e culturais do Território  Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. “Parabenizo os autores do projeto pela iniciativa juntamente com o prefeito que está empenhado em concretizá-lo para tornar-se em breve um museu referência com essa temática”.

Rodrigo Sato com a percepção que a missão de um Museu de Geociência é dar acesso à sociedade ao conhecimento geocientífico por meio da pesquisa, preservação de acervos técnicos e históricos e divulgação da história das geociências no Estado de Santa Catarina, no Brasil e no mundo, fará a doação da coleção ao espaço com peças como fósseis, mapas e meteoritos, por exemplo.

Para a Santur a implantação deste equipamento é muito importante. “O MuGeo está relacionado com a temática da região, ao contribuir com o pleito de reconhecimento do Geoparque, que ocorre junto a Unesco. Contribui ainda com a geração de fluxos turísticos, especialmente ao pedagógico. A proximidade ao Rio Grande do Sul proporciona uma demanda diferenciada e é mais um atrativo que amplia a oferta da região”, analisa o gerente de Promoção Turística da Santur, Fábio Farber.

A coordenadora de Cultura e Turismo da AMESC, Helen Becker, agradece ao geólogo Rodrigo Sato pela parceria, e também a Santur pela aproximação com o município de Jacinto Machado, na implementação deste espaço cultural para receber o Museu de Geociências. “Projeto este que é de grande importância para todo o extremo sul do estado, principalmente porque viemos fortalecendo a região turística Caminhos dos Cânions. Ter o museu com um acervo tão diferenciado dará novas resultados positivos na demanda turística da região”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.