Pelo Estado | Julia Zanatta não poupa críticas ao governador

A deputada Júlia Zanatta (PL) não economizou nas críticas ao governador Jorginho Mello (PL) após a nova rodada de nomeações realizadas por ele. Mais especificamente pela indicação de Vinícius Guilherme Bion para a presidência da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O nome foi proposto pelo deputado estadual Fernando Krelling, do MDB, no acordo selado entre partido e governador, e aceito sem discussões. Isto porque Bion é sócio do petista Prudente José Mello que, inclusive, a atacou chamando-a de nazista.

No vídeo publicado nas redes sociais, Zanata diz ainda que o governo de Jorginho é levanta defunto, por estar realocando pessoas que foram derrotadas nas urnas. Ela não chegou a citar, mas se quisesse, poderia, porque a lista de peelistas que perderam as eleições e foram amparados por Jorginho é extensa.

Com a entrada de Bion na presidência da Fesporte, o marido de Daniela Reinehr, Freibergue Nascimento, assume a Controladoria Geral do Estado. Ele será o quarto controlador desta gestão e esta será sua terceira nomeação.

Outro fato citado pela parlamentar no vídeo publicado nas redes sociais é que Jorginho anda gerando descontentamento dentro do próprio partido (não fosse isso ela não teria feito a publicação) com os acordos fechados, obviamente, pensando em sua reeleição. Lembrando que isto vem acontecendo desde o período de campanha eleitoral, quando ele passou por cima do partido, que queria o deputado Carlos Humberto como candidato em Balneário Camboriú.

 

Pesca da tainha

João Cobalchini, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, esteve em Brasília junto com o Secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, e outros parlamentares catarinenses para uma reunião com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Foi uma nova tentativa da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo de Santa Catarina para reverter a proposta do Governo Federal, que prevê cota de 800 toneladas para captura de tainha por pescadores artesanais de praia no Estado.

Segundo a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, caso nao se chegue a um acordo, o assunto deve ser levado ao procurador-geral do Estado Márcio Vicari, que deve tomar as melhores providências. Todo ano, quando divulgadas as cotas para a pesca da tainha, é o mesmo dilema e a mesma mobilização para que o governo federal reveja os números.

 

Obras

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou a ordem de início dos serviços de manutenção na BR-282/SC, no trecho entre Alfredo Wagner e Lages. O investimento para as obras soma R$ 74,7 milhões. Os serviços de conservação e recuperação serão executados em uma extensão de 110 quilômetros, abrangendo o trecho entre o km 114 e o km 223 da BR-282/SC, além do entroncamento com a BR-116, do km 0 ao km 1,3. A empresa contratada tem prazo até julho de 2027 para concluir os trabalhos de manutenção rodoviária. O contrato, firmado no âmbito do Programa Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO) da BR-282/SC, também inclui estudos para adequação da capacidade da via e melhorias na segurança, com a eliminação de pontos críticos.

 

Marco histórico

Em um marco histórico na justiça brasileira, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL que corrige a cobrança de custas processuais e desobriga os advogados de adiantarem o pagamento dessas taxas em processos de cobrança e execução de honorários advocatícios. O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, atuou pelo apoio da bancada catarinense e destaca que a medida representará mais facilidade no acesso à justiça e mais segurança na relação entre o defensor e seu cliente, reduzindo barreiras financeiras e também os custos iniciais do processo. Santa Catarina é precursora da matéria, tendo conquistado a aprovação de lei estadual semelhante durante as gestões de Rafael Horn e Cláudia Prudêncio na presidência da Seccional. O PL, que vai agora para sanção presidencial, prevê que as custas serão pagas apenas ao final do processo e pela parte vencida na ação.

 

Terra Boa 2025

O governador Jorginho Mello anunciou oficialmente a nova edição do Programa Terra Boa 2025, que contará com investimento recorde de R$ 116,8 milhões. O valor representa um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior, consolidando o programa como uma das principais ações de apoio à agricultura familiar no estado. O programa oferece insumos agropecuários para aumentar a produtividade das lavouras, diversificar as culturas e melhorar a renda das famílias rurais, além de contribuir para a redução da dependência de milho de outros estados.

 

Economia

A economia catarinense cresceu 5,7% em 2024 na comparação com o ano anterior, percentual que coloca o estado com o maior crescimento do país no ranking nacional. O desempenho positivo catarinense é puxado principalmente pelo setor industrial e também pelos bons resultados dos setores do comércio e serviços. O dado é calculado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR) e funciona como uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB). O percentual catarinense de 5,7% ficou bem acima da média nacional, que somou 3,8% no mesmo período. Santa Catarina tem o melhor desempenho entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central. Em segundo lugar ficou o Pará, com 5,6% de elevação. Ceará (5,4%), Amazonas (4,9%), e Pernambuco (4,7%) aparecem na sequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.