Pelo Estado 25/04/2023 | Bancada catarinense em Brasília quer a prisão de Gonçalves Dias

Foto: Reprodução

Parte da bancada catarinense em Brasília filiada ao PL, os deputados federais Daniel Freitas, Caroline de Toni, Zé Trovão e Daniela Reihner, estão entre os nomes que assinaram uma queixa-crime, na Procuradoria Geral da República, pedindo a prisão do General Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), após terem sido divulgadas imagens do General durante o ataque de 8 de janeiro. O senador catarinense, Esperidião Amin (PP), se manifestou nas redes sociais, afirmando que o que teria ocorrido naquele dia seria uma visita e não um ataque. Já a Deputada Caroline De Toni publicou um vídeo onde os soldados do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) aparecem descansando e conversando enquanto os manifestantes tomavam o Palácio, naquele mesmo dia. A ex-vice governadora de Santa Catarina, Daniela Reihner, e o deputado Freitas também usaram suas redes sociais para mostrar a indignação com a situação. Todos acreditam que há uma verdade para vir à tona durante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), cuja comissão de investigação deve começar a ser definida ainda nesta quarta-feira, 26, aumentando ainda mais a temperatura no congresso nacional.

Pastoral da Criança

Reconhecimento

A catarinense Zilda Arns Neumann teve o nome inserido no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 24.

Indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, trabalhou voluntariamente como médica pediatra e sanitarista e atuou no combate à mortalidade infantil. Ela era natural de Forquilhinha, no Sul do estado, e foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Zilda Arns morreu em 2010 após o terremoto que atingiu o Haiti.

A médica é a segunda catarinense inserida no livro neste ano. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tinha colocado o nome de Antonieta de Barros na escritura. Professora, escritora e jornalista, ela foi a primeira deputada negra do Brasil.

 

Pinhão nas escolas

O deputado Neodi Saretta (PT) apresentou um Projeto de Lei, também assinado pelo deputado Marquito (PSOL), propondo a inclusão do pinhão e seus derivados produzidos pela agricultura familiar, economia popular solidária e pelos empreendimentos familiares rurais do Estado de Santa Catarina na alimentação escolar da Rede Estadual. O objetivo é aproveitar as propriedades nutricionais do pinhão e estimular a agricultura familiar e a economia popular solidária, além de proteger os pequenos produtores de pinhão do estado.

 

Pepinos do mar

A Epagri estuda a possibilidade de criar pepino-do-mar em cativeiro em SC. O pepino-do-mar é da mesma família do ouriço e da estrela do mar e, apesar de ser pouco consumido no Brasil, é considerado uma iguaria em outros países, principalmente na Ásia. O preço de um quilo do animal pode variar entre US$300,00 e US$1mil no mercado exterior e ele ainda atua no combate à acidificação dos oceanos. Ainda é cedo para afirmar se a pesquisa terá sucesso, mas os resultados iniciais são promissores.

 

Rentabilidade

Estudo realizado pela Aditus Consultoria, com 113 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC`s), apontou que o resultado dos últimos cinco anos dos planos administrados pela CELOS foi superior à mediana das Entidades. Ou seja, a Fundação Celesc apresentou maior rentabilidade e menor risco, sendo que a do plano Misto foi de 65,94% enquanto a mediana considerando 53 planos do tipo Contribuição Variável (CV) foi de 52,29%. Já para o plano Transitório a rentabilidade foi de 61,82% e a mediana considerando 88 planos do tipo Benefício Definido (BD) foi de 58,21%.

 

Sucesso em segurança

Encerrou neste domingo a The Ocean Race em Itajaí. Ao todo, foram 26 dias de evento, nos quais a Polícia Militar empregou mais de 600 policiais militares para a garantia da segurança das pessoas e preservação da ordem pública na Vila da Regata. De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Itajaí, cerca de 380 mil pessoas prestigiaram o evento e a Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência ou evento público de desordem na Vila da Regata ou no seu entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.