Trilhas ecológicas do Parque Belinzoni de Araranguá, foram inauguradas na última semana. O local fica aberto ao público diariamente, das 7 às 17 horas, inclusive aos fins de semana e feriados
Araranguá
Araranguá conta com um parque, um local para a prática de exercícios físicos em meio a exuberante fauna e flora. O prefeito César Cesa, junto com o diretor geral do Samae, Jairo do Canto Costa, inaugurou na última semana, as trilhas ecológicas do Parque Belinzoni, no bairro Urussanguinha.
O parque fica aberto ao público diariamente das 7 às 17 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. São 2 quilômetros de trilha, que receberam pontos para hidratação, placas indicativas, assentos, lixeiras ecológicas e rota planejada. Outra atração são as pinturas temáticas dos muros do entorno, nas quais o autor Alex Cardoso dos Santos destaca animais e plantas nativas.
As trilhas
Os três pórticos, localizados nas ruas Turvo, Timbé do Sul e Albino Pereira de Souza, possibilitam tanto a chegada quanto a saída do público. O Samae e o Governo Municipal tiveram o cuidado e zelo de colocar placas indicativas a cada 200 metros na trilha de caminhada. Além de orientar, informar e alertar a população, elas divulgam o contato (fone 48 9.9167-8968) da equipe de monitores, que está preparada para interceder em situações pontuais ou de emergência, orientar ou fazer encaminhamentos. Eles dispõem de uma motocicleta para dinamizar este atendimento.
No local há advertência sobre vetos como circular de bicicleta, adentrar na mata e portar animais. Por outro lado, constam orientações como manter atenção, não esquecer de fazer hidratação e não descartar lixo fora das lixeiras ecológicas.
História
Em 1937, quando o empresário Carlos Belinzoni, de Porto Alegre/RS começou a comprar farinha de mandioca de Araranguá era difícil imaginar que um dos resultados fosse a implantação do Parque Belinzoni. O local abrange rara fauna e flora, além do açude, cujas as águas abastecem os lares do município.
Com a evolução dos negócios, Carlos convidou seu primo, Walter Belinzoni para administrar o empreendimento. Em 1944, Walter contraiu matrimônio com a araranguaense Maria José Barbosa. O saudoso casal cuidou da vegetação do terreno e aproveitou as nascentes de água.
Novo cenário
Agora, além de inaugurar as trilhas e consequentemente abrir às portas do Parque Belinzoni para a população, o Samae e a Administração Municipal providenciaram o projeto visando a implantação de um deque de contemplação às margens do Açude Belinzoni.
A obra literalmente unirá o útil ao agradável, pois existe necessidade de reforçar a parede de contenção do açude, que há anos apresentava desgaste devido ao excessivo tráfego de veículos pesados. “Provavelmente em maio será lançada a licitação. A expectativa é que a execução desta benfeitoria ocorra entre 10 e 12 meses, a partir da assinatura do contrato”, revela Jairo do Canto Costa.