Projeto de professor de Morro Grande promove lives sobre arte

Alunos produzem pinturas, esculturas, fotografias e outras obras, tendo como base aspectos importantes do município

Uma série de entrevistas com personalidades do mundo das artes será promovida entre setembro e outubro para levar mais conhecimento e cor a Morro Grande.

O primeiro Circuito de Lives do projeto Morro Grande em Arte é uma iniciativa educacional online proposta pelo projeto vencedor do Prêmio Educador Nota 10 em 2018, do professor Mikael Miziescki.

O Morro Grande em Arte começou em 2014, na EMEF Prefeito Dário Crepaldi, no bairro Nova Roma, nas aulas de artes com turmas do ensino fundamental.

“A partir de um diagnóstico inicial coletado com os alunos, percebi que tinham grande potencial artístico e de pesquisa que era pouco explorado. Além disso, havia um grande preconceito deles com a própria cidade. A partir disso, tentei montar um projeto para desconstruir esses estereótipos”, recorda Mikael.

Em sala de aula, as turmas passaram a produzir pinturas, esculturas, fotografias e outras obras, tendo como base aspectos importantes do município, do estado e do país.

“Identificamos também os artistas vivos, contemporâneos, que estão ao nosso redor. Passei a mapear artistas da região sul catarinense para trabalhar esses artistas enquanto conteúdo em sala de aula”, continua o professor.

O projeto, então, atraiu esses artistas para aproximar a realidade escolar da produção de obras.

Mais de 25 artistas foram contatados para participar do projeto. Seis exposições coletivas foram feitas, presenciais, para mostrar a produção dos alunos, junto das produções dos artistas trabalhados em sala de aula.

“Cerca de 2 mil visitantes estiveram nessas exposições, que foram as primeiras de Morro Grande. Recebemos escolas de vários municípios da região”, pontua.

Em 2018, o projeto ficou entre os dez melhores projetos educacionais do país no Prêmio Educador Nota 10, da fundação Alberto Marinho e Vitor Tívita, em São Paulo, além da Medalha da Ordem Nacional do Método Educativo, do Ministério da Educação. “Todas essas premiações nos motivam a dar continuidade às ações dentro da iniciativa”, encerra Mikael.

Alternativa na pandemia

O Circuito de Lives foi a alternativa encontrada pela organização para continuar as ações artísticas em meio à pandemia. Ao todo serão sete lives em que artistas parceiros serão entrevistados, entre os dias 13 de setembro e 25 de outubro de 2021. O objetivo é dar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com estes artistas. “Como não teremos exposição presencial, resolvemos fazer as lives baseadas, principalmente, nas questões que os alunos nos trazem a partir da produção artística dos convidados. É uma forma de conhecer um pouco mais das obras dessas pessoas”, explica Mikael.

As perguntas serão elaboradas pelos alunos da EMEF Prefeito Dário Crepaldi e mediadas pelo professor.

As transmissões ocorrerão nas páginas do Facebook e do Youtube do projeto Morro Grande em Arte. Alguns dos artistas participantes doaram obras para serem expostas no ano que vem, quando Mikael espera que já possam ser promovidos eventos do tipo.

Acompanhe as datas de cada entrevista:

13 de Setembro de 2021 – Raimundo Zumblick (filho do saudoso Willy Zumblick);

20 de Setembro de 2021 – Aionara Preis;

27 de Setembro de 2021 – João Vejam;

08 de Outubro de 2021 – Sérgio Honorato;

14 de Outubro de 2021 – Bel Duarte;

18 de Outubro de 2021 – Simone Milak;

25 de Outubro de 2021 – Gabrieli Salvalaio e Renato Rocha.

As lives acontecerão sempre às 19h30min nos seus respectivos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.