CBMSC realizou reunião com Defesa Civil para alinhar estratégias de atendimento em caso de ocorrências relacionadas às chuvas. Prefeituras da Região também organizaram táticas para casos de emergências
Região
Com a previsão de chuva se confirmando para o Sul de SC e alerta para a formação de um ciclone extratropical na região, aliado às chuvas fortes e persistentes, o comandante do 4º BBM, Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, realizou na tarde dessa quarta-feira, dia 12, uma reunião com o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e o diretor da Defesa Civil em Criciúma, Fred Gomes. Na oportunidade, foram alinhadas as estratégias para o atendimento da população em caso de emergências.
O 4º BBM é responsável pelas cidades entre Urussanga a Passo de Torres e para o atendimento da população foram colocados os bombeiros militares de prontidão para os chamados de qualquer natureza. Além disso, todo o material para corte de árvore e botes já estão em condições de pronto-emprego.
“Nossa ideia é estarmos todos já preparados e em condições de realizar os atendimentos em menor tempo possível. Além disso, é importante que as outras instituições estejam alinhadas, para que possamos juntar forças neste momento”, afirmou o comandante.
Foram colocadas seis viaturas em pontos estratégicos de todo Sul e Extremo Sul. Elas estão localizadas em Criciúma, Araranguá, Sombrio. Já nas cidades de Ermo, Praia Grande, Timbé do Sul e São João do Sul, vistorias estão sendo realizadas periodicamente nos pontos de maior risco. O CBMSC pode ser acionado 24 horas por dia através do telefone 193. Já a Defesa Civil atende pelo 199.
Balneário Gaivota
Com base nas últimas informações emitidas pela Defesa Civil Estadual, o coordenador de Defesa Civil de Balneário Gaivota, Rodrigo Batista “Bonora”, está com equipe preparada para atender aos moradores em caso de emergência.
No grupo de WhatsApp da Prefeitura de Balneário Gaivota, Rodrigo que tem acesso a todos os escalões, do prefeito Kekinha, vice Jonatã, secretários e diretores alertou que, além da chuva, nesta quinta-feira, dia 13, poderá ocorrer temporais com raios, rajadas de vento e granizo. “Em caso de necessidade vou acionar todos do grupo”, disse o coordenador, recebendo a concordância de todos.
De acordo com o a Defesa Civil Municipal, a recomendação aos moradores da beira mar é de que mantenham suas casas e ou apartamentos bem fechados, não saiam de casa durante o temporal e se houver destelhamento não saia para a rua. Ocorrências ligue para a Defesa Civil de Balneário Gaivota (Rodrigo) WhatsApp: 48.9610.7413 ou 199 (DC) e 193 (CBMSC)
Sombrio
Em Sombrio, o Grupo de Ações Coordenadas se reuniu na Prefeitura Municipal, para traçar um plano de contingência, em caso de necessidade.
Participaram da reunião, a prefeita municipal, secretário de obras, representantes da assistência social, Defesa Civil, Departamento de Trânsito de Sombrio, engenheiros, Polícia Militar e gestores de outros departamentos municipais.
O diretor da Defesa Civil de Sombrio, Alessandro Tavares, alertou ainda para a queda intensa da temperatura. A equipe debateu as possíveis ações a serem realizadas em casos de emergência.
Nas últimas ocorrências registradas na região do Extremo Sul catarinense, Sombrio não foi atingido, mas ainda assim, há um intenso trabalho preventivo realizado rotineiramente com a limpeza de bueiros e drenagens de valos.
No entanto, equipes estarão em prontidão, organizando alojamentos, alimentação e transporte para o caso de emergências, com apoio de igrejas e outros voluntários.
Araranguá
O Demutran de Araranguá enviou nota informando que, devido às condições climáticas, paralisou os serviços da balsa às 19 horas, de quarta-feira, dia 12.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande comunicou que, devido ao alto índice de chuvas e ventos previstos pela Defesa Civil, as aulas na rede municipal foram suspensas nesta quarta-feira, dia 12, e quinta-feira, dia 13.
Serra da Rocinha
O Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, enviou alerta para interdição total da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, nesta quarta e também na manhã de quinta-feira dia 13, quando será avaliada a possibilidade de retomada do sistema de comboio no turno da tarde. O bloqueio ao tráfego é uma medida preventiva de segurança em resposta aos avisos meteorológicos emitidos pelos órgãos competentes.