Melhores do Sul | Domingos Adílio de Souza | Empreender!

EMPREENDER – MANTER-SE FORTE E ATUANTE NO MERCADO

Tem um velho ditado que diz: Tudo que sobe, desce! Tudo que nasce morre?! Nas empresas esses conceitos não são diferentes. Até porque a empresa é constituída por pessoas. E ousamos falar que uma empresa é um organismo vivo.

A PERPETUAÇÃO – Estou conceituando assim para poder falar de perpetuação, nas organizações e principalmente sobre as empresas familiares brasileiras. Em outra ocasião, já comentei aqui, sobre EFB. Falei inclusive sobre as mais antigas  do mundo e do Brasil.

Volto a comentar sobre o assunto: devido eu achar que perpetuação nas EFB e em todo mundo, é um assunto que me fascina e deveria ser de grande interesse de todos, diante da grande conotação que as mesmas nos trás para a economia do Brasil e do mundo.

Até porque, observando  pesquisas confiáveis como SEBRAE e outros órgãos confiáveis, falam assim:

01 –  Que as EFB representa mais de 90% do total dos negócios existentes no país;
02 – Dados também apontam que 70% das EFB encerram suas atividades após morte do fundador;
03 – Segundo dados do SEBRAE e do IBGE, as EFB geram 65% do PIB BRASILEIRO;
04 – As EFB empregam 75% da força do trabalho Brasileiro;
05 – As EFB somam-se 40% do PIB do Brasil;
06 – IBGE  – Aponta que a cada 100 empresas abertas, somente 30% chegam a segunda geração – 15% chegam a terceira geração – 5% chegam a quarta geração – 3% chegam a quinta geração. Isso não é diferente nos demais países do mundo.
07 – Resta lembrar que a média de sobrevivência das empresas brasileiras é de 9 ANOS;
08 – Somente 1% das EFB atingem aos 70 ANOS;
09 – Para se ter uma idéia de como o caso é grave: no nosso país existem somente 190 empresas centenárias. Sabendo que temos no país  em média 19 milhões de empresas. Pode-se perceber o “abre e fecha” de empresas. Que caracteriza a grande mortalidade das mesmas.
10 – As empresas abrem sem um plano de negócio – as empresas abrem sem um capital para iniciar o negócio – as empresas abrem porque o fundador gosta de um determinado seguimento, mas não conhece o produto – as empresas abrem em lugares errados – as empresas abrem contando com um público que nem se quer conhece o produto – as empresas abrem sem uma pesquisa de mercado – as empresas abrem simplesmente por abrirem. LOCURA, LOCURA!

Diante de toda a gravidade, devemos afirmar que o conceito das EFB já vem mudando a muito tempo e para melhor.

As EFB representam um elemento na estrutura econômica do nosso país –  Brasil e em todo mundo. Porém, essa importância não isenta dos problemas e da presença da família no ambiente de trabalho. EFB é desafio e fortaleza.

Dentro de minha experiência, convivendo por mais de 04 DÉCADAS com EFB, trago comigo um sentimento de que os conflitos das EFB estão somente por conta da soberba e por conta do EGO da família empresarial.

A começar pelo o  fundador e seguido pelo o restos da família – Filhos – Genros – Noras – Netos. Sendo assim, podemos observar com facilidade  o grande índice de mortalidade das EFB.

As que persistem e até com muito sucesso, vem se arrastando em meios de conflitos e desavenças entre os membros da família.

Isso gera uma grande frustração no desenvolvimento da organização, gera falta de retenção dos talentos, pois muitos vêem os conflitos e se desligam, vão embora.

Exemplo: Todos conhecem essa história! Em uma cidade existe uma grande empresa há mais de 10 anos e de repente surge uma concorrente, se destacando muito bem e depois de mais de 10 anos vimos essa nova concorrente estar se destacando tanto quanto essa primeira concorrente.

Na maioria das vezes essa nova concorrente torna-se mais poderosa que a antiga  concorrente. E a mais antiga fica arrastando-se  por anos e carregando um fardo financeiramente até quebrar.

Isso devido a falta de gestão de seu fundador, e de toda a família empresarial. Vocês concordam? Essa é a moral da história. Comentei isso para poder falar de algo muito simples em EFB, o grande EGO!

Muitas empresas já não atendem seus clientes tão bem quanto antes. Se antes a empresa dava cursos, treinamentos e tudo mais, qual o problema de continuar com a mesma preocupação e ter como principal objetivo  bons produtos, atendimento perfeito? Cliente é o rei, desde que não nos de prejuízo. SIMPLES ASSIM!

EXEMPLOS – Para exemplificar esses detalhamentos, vamos mostrar uma empresa, a mais antiga do mundo e a mais antiga do BRASIL.

PERPETUAÇÃO NO MUNDO DOS NEGOCIOS – Empresa familiar constitui a espinha dorsal da economia em quase todos os países do mundo. É conhecido por todos que a maioria das organizações do mundo tiveram  suas  origens em uma família.

Muitas dessas organizações  ainda persistem como  forte identidade familiar, como a Brasileira  Ypioca  – Kongo Gumi Japão; a  americana Cargill, a Coreana Sansung e Alemã BMW.

Através de pesquisas na internet, e se você quiser conhecer mais sobre o assunto também pode pesquisar, me deparei com a empresa mais antiga do  mundo.

É uma empresa japonesa fundada nos anos 580, podemos chamá-la de KONGO GUMI.
É considerada a  empresa familiar mais antiga do mundo. Tem 1430 anos. Está na quadragésima geração – completando nesse ano de 2022.

A Organização Kongo Gumi iniciou suas atividades no ramo de construção civil, e está situada em OSAKA, território do Japão. Lamentavelmente perdurou até 2006 quando foi adquirida por uma especialista do ramo de construção civil –  especialistas afirmam que o encerramento de suas atividades foi por causas financeiras.

Dívidas, empréstimos, alem da mudança de cultura e comportamentais, levaram à deterioração dessa empresa milenar.

Na real ela ainda é considerada como viva, pois foi incorporada  por meio de uma importante  construtora, pela então empresa  TAKAMATSU que é um conjunto de 21 empresas, cujo pilares essenciais apóiam-se em três bases primordiais: A Construção civil, a Engenharia civil, e o mercado imobiliário. 

Ainda temos outros grandes empreendimentos  de  empresas familiares  perpetuando pelo mundo.

Aqui no Brasil temos YPIOCA, é a EFB mais antiga do país. Foi fundada em 1846 pelo senhor Dário Talles de Menezes no município de Maranguape/Ceará  –  Atividade: aguardente. Ypioca em tupi guarani quer dizer terra roxa.

Um ciclo de vida de uma empresa começa no início de um negócio. E a fase inicial desse negócio é marcada por muito estudo.

As empresa familiares realmente são motivo de emoção e de grande contextualização no mundo dos negócios. É uma mistura de pessoas, família, negócios e resultados. Por ser um órgão de grande valor familiar e Econômico nosso respeito e admiração por toda as famílias empresárias Brasileiras e de todo mundo!

Colunista Domingos Adílio de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.