Maracajá
A Prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, está promovendo em parceria com o Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e o Sindicato Rural de Araranguá, o ‘Programa Mulheres em Campo’. O curso tem como objetivo desenvolver as competências de empreendedorismo e gestão, visando ao desenvolvimento pessoal e da propriedade rural.
Segundo a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Suélen Zandonadi, dez mulheres estão participando da capacitação, que acontece todas às segundas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. Ao todo serão cinco encontros, todos com temas e dinâmicas diferentes.
Os temas abordados são: diagnóstico da propriedade rural e características empreendedoras; planejamento; custos de produção; indicadores de viabilidade e comercialização; e desenvolvimento pessoal. As aulas são ministradas pela instrutora do Senar, Bernadete Luiza Bortolotto.
Os cursos ofertados pela Administração em parceria com o Senar sempre tem uma boa participação, pois abordam temas que as mulheres vivenciam no dia-a-dia. “Nesta turma temos mulheres da área rural e urbana, que estão em busca de conhecimento para colocar em prática em suas propriedades. Antigamente os homens dominavam essa área, mas as mulheres tem buscado seu espaço para contribuir com os negócios da família ou até mesmo começar a empreender”, comentou a diretora Suélen.
Ao final da capacitação as mulheres recebem um certificado de participação.